Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
DIA DO COLONO
Hoje é Dia do Colono. Não aceite ser produtor rural, ser “do agro”, ser agricultor ou trabalhar com agronegócio. Seja colono! Não aceite modismos e tenha orgulho de sua profissão.
Está na hora da gente parar de achar que “ser colono” é sinônimo de “ser jeca tatu”, de ser grosso. Muitos têm este complexo porque a palavra “colono” foi desvirtuada no passado.
Ser colono é, simplesmente, ser responsável por colocar comida na mesa de todos, inclusive daqueles que não valorizam quem trabalha na roça.
SER COLONO
Ser colono é ser simples (mas não coitado), ser colono é ser humilde (mas não ser trouxa), é valorizar o ser humano, é ter apego as pessoas, aos bichos e a terra. Mas é também ter malícia e ser matreiro, aquela inteligência que não se adquire em qualquer função ou profissão.
Ser colono é ser trabalhador, é saber lidar com a terra, entender as fases da lua e das intempéries do tempo, é acertar a previsão do tempo só em olhar para o alto. Seja colono e tenha orgulho desta palavra, até porque, todo mundo já foi ou já teve um ancestral que trabalhou na terra.
COLUNA DOS PARABÉNS
Ah, e quem se acha “moderninho” – “gaucho de apartamento”, dá uma pesquisada na genealogia da sua família, caso seu pai ou avô não foram colonos, pode apostar que o bisa ou o tataravô foram.
Aliás, nossa região só existe hoje porque foi colonizada com colonos que vieram da Alemanha e aqui fizeram suas roças para tirar o seu sustento. Assim como outras regiões foram “colonizadas por colonos” italianos, japoneses, portugueses, ucranianos e assim vai… E, você sabia, que o Dia do Colono é dia 25 de Julho justamente para celebrar a imigração alemã e dos primeiros colonos que chegaram?
Então, parabéns a todos os que têm orgulho de ser colono, assim como aos motoristas, que também celebram seu dia hoje. Então, que são Cristóvão abençoe a todos os motoristas e os guie sempre no caminho certo! E que o padroeiro dos alimentos, Santo Isidoro, abencoe todos os colonos.
Ah, este texto publiquei em 2011 no Blog do Mauri e, pelo que me lembro, deu boa repercussão.
PARABÉNS PELOS 40 ANOS
O Grêmio fez festa para comemorar os 40 anos da conquista da 1ª Libertadores da America, em 1983. E Dois Irmãos esteve lá, representado pelo Leandro Wendling, zagueirão que fazia parte daquele grupo multi-campeão. Muita bacana o tricolor não esquecer destas datas importantes, e, mais ainda, chamar quem entrou em campo naquela época para promover o reencontro destas feras. Parabéns Leandro, parabéns gremistada!
ERA UMA MÁQUINA
Aquele time era uma máquina e, diferente de hoje, além de bons de bola, tinham identidade e identificação com o time, que perdura até hoje. Muitos deste time eu vi jogar pessoalmente décadas depois, em amistosos do veterano ou master, mas o Leandro ainda vi brilhar pelo 7, que conquistou o Amador nos anos 2000.