Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa 16/05/2024

16/05/2024 - 06h00min

Mauri Marcelo Toni Dandel

IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Justamente no ano em que a Imigração Alemã chega ao Bicentenário estamos vivendo a maior catástrofe da história não só do Estado, como do Brasil. E, mais especificamente, é a maior tragédia das regiões da imigração alemã, seja em São Leopoldo, seja lá na região do Taquari e Jacuí, grande parte de colonização germânica.

70 E POUCOS

Hoje passei ali no relógio que faz a contagem regressiva para o Bicentenário da Imigração, mas não olhei quantos dias faltam para o 25 de julho, que é o dia exato. Depois vou ver se conseguimos uma foto para mostrar exatamente, mas deve ser faltar uns 70 dias, por aí. Então, o que seria um ano só de festa e comemoração, justamente quando faltavam pouco mais de dois meses para a maior celebração das regiões de origem alemã acontece o maior desastre de que temos notícia justamente nestas regiões (e em outras também, que foram afetadas). Amanhã falaremos mais disso, pois precisamos de fé, como os imigrantes tiveram há 200 anos para construir tudo o que construíram!

Relógio do Bicentenário em Dois Irmãos marca a contagem regressiva. Créditos: Nicole Pandolfo

RÁPIDAS

– Por falar nisso, o governador Leite falou sobre “o excesso e impacto das doações de fora”. Não vou debater, mas temo pelo impacto que isso possa ter e pela interpretação que muitos lá de cima possam ter.
– Quem já foi aos abrigos, sejam de pessoas ou de animais, sabe que há muitas doações. Muitas, mesmo! Mas a gente não sabe até quando estas pessoas vão precisar ficar alojadas ali. Então…
– Eu acredito que o principal problema vai ser de junho em diante, quando as pessoas estiverem voltando ou já estiverem de volta às suas casas. Como comprar uma cama para dormir, se muitas estão sem trabalho?
– Recebi uma prestação de contas do Veterano A do 7 (que vai limpar casas) e também do abrigo que estamos ajudando em São Leopoldo. Confesso que sequer olhei, ainda, mas deixo o reconhecimento pela transparência – além do belo trabalho que já parabenizei!
– A mensagem positiva do dia, do Abílio Diniz: “Sei que vou conseguir o que desejo, sei que vou vencer todas as minhas dificuldades, sei que possuo em mim todas as forças criadoras para enfrentar qualquer situação, pairar acima de qualquer derrota, resolver todos os problemas embaraçados que por acaso haja em minha vida. Essas forças vêm de Deus, então diga e repita isso hoje”. Abençoada quinta!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário