Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa

31/07/2024 - 06h06min

Atualizada em 10/09/2024 - 07h41min

Mauri Marcelo Toni Dandel

AGOSTO

Hoje é o melhor dia do ano! É dia 31 de julho, portanto, amanhã é agosto. Um mês ‘à gosto’! E que seja um ótimo mês para todos, com seus 31 anos que fazer agosto parecer que dura dois meses!

GALVÃO

O Galvão Bueno tinha um bordão muito bom nos tempos áureos da Globo. Quando algum jogador dava uma “chegada” mais dura no adversário, ele dizia: “fulano mostrou ali todas as travas da chuteira”. Pois é, então, como será a trava das chuteiras nessa eleição em Dois Irmãos?

2020

Faço essa menção aos jogos de futebol e às travas das chuteiras porque, ao que tudo indica, neste ano, a campanha será diferente da eleição da pandemia. A eleição de 2020, além de ter 5 candidatos, nem polarização teve, pois o prefeito eleito acabou fazendo mais que o dobro dos votos dos outros 4 juntos.

FAMOSOS

– Por falar no Galvão, ele tem fazenda e planta uva para seus vinhos aqui em Candiota, perto da casa dos familiares do Tenente Tavares. Dizem que está mais gaudério que muito gaúcho por aí!
-Aliás, outro que vive no sul do Estado é o ator Tiago Lacerda, sempre aparece por lá pilchado nas cercanias de Bagé, depois que fez a série “da Casa das 7 Mulheres”.
– Não tem como não se apaixonar pela cultura gaúcha. E o nosso interior do Estado, cada qual com suas peculiaridades, é especial por demais.

AGRO

A força do agro gaúcho é muito forte. E juntando o agro, o turismo e a nossa cultura, então, é imbatível, produto de exportação!
Infelizmente alguns “gauchões de apartamento” (e da mídia) insistem em demonizar uma das nossas maiores forças econômicas: o agro! Foi com o AGRO que a gauchada invadiu o Brasil e o Paraguai, e levou desenvolvimento lá nos anos 60 e 70! Só não vê quem não quer! Mas, se tu, vivente, pensa diferente, se tu tem vergonha de ter ancestrais “colonos”, tudo certo, pode enviar seu comentário ‘assinadinho’ (com seu nome) que a gente publica!

CAVALO

-E não dá para falar no agro, no turismo e na cultura gaúcha sem falar das cavalgadas. Então faço questão de elogiar os tradicionalistas daqui que participaram na última semana da 18ª edição da Cavalgada dos Aparados da Serra. Aquela região é diferenciada, muito diferente de tudo o que a gente vê Rio Grande afora e no lombo de um cavalo deve ser espetacular, não é Amarelo?
-Mas, além do Amarelo, pelo que eu sei, também participaram o Meio Kilo, o vereador Léo Weiler, o Celso Filippsen, o Toco e outros tantos. Meus parabéns!
– Mudando de assunto, a mensagem positiva do dia, do Jayme Caetano Braun: “Pouco interessa que doa, a dor faz parte da vida. Há de sarar em seguida”, então, o jeito é seguir sempre em frente. Abençoada “segunda-feira”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário