Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: Armazéns pela região, aniversário, nossa história e o progresso chegando a região finalmente

22/04/2021 - 08h10min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

NOSSA HISTÓRIA

Estamos fazendo o caderno de aniversário de Santa Maria do Herval e uma das matérias é sobre armazéns antigos. Dias atrás noticiamos o Scholles, que está fechado, ali no Vila Rosa. Uma história, um museu, de portas fechadas! Será que ninguém pensou naquele espaço para a finalidade que eu estou pensando? Fica a sugestão para a Prefeitura e entidades…

IGUATEMIRO

Mas, o assunto não é o Iguatemiro. Acabei saindo da rota aqui, me desculpe. Você sabia que em Nova Renânia e outras comunidades de Herval tem vários armazéns em funcionamento? Inclusive em casa de madeira, tal qual 50 ou 60 anos atrás! E tem também uma loja à moda antiga, lá perto de Gramado, que vende tecido em rolo, as fazendas, como Dois Irmãos tinha e, talvez, hoje nem tenha mais. Ou, se tivermos, é em menor quantidade. Até queria sugerir que… Não, deixa para lá. É só um devaneio!
– Enfim, Deus conserve esta história em pé! E outro dia quero falar também dos “mercadinhos” que estão sumindo do mapa…

QUEM QUER, FAZ!

Finalmente a Serra deve ter seu aeroporto. A região toda sairá ganhando! Basta querer que dá pra fazer!
A parceria com o Governo Federal vai fazer os aviões finalmente saírem do chão em Canela, beneficiando toda região, inclusive setor moveleiro daqui e outros setores, não só o turismo. Isso depois de 30 anos de muito vai e não vai. Mas vamos esperar a obra pronta, sabe como é…
Aliás, esta questão de aeroportos é uma piada aqui no RS. Ficaram 30 anos enrolando sobre ampliar o Salgado Filho, que o Mendelski chamava de “campo de aviação”, de tão bisonho que era. Aí diziam que não dava porque tinha famílias, que tinha banhado, que não sei o que… Aí, tiraram do foco, inventaram este aeroporto aqui em Portão. Pra nada! Olha quanto dinheiro gasto neste sonho. Até seria bom para nós, mas…
– Bastou privatizar o Salgado Filho, a Fraport (empresa alemã) veio e resolveu tudo em poucos anos. Triplicou o prédio de tamanho, fez uma revolução. Vai lá pra ver! A primeira vez que fui depois de obras iniciadas há uns 2 anos, levei um susto, tinha wi-fi: e mais rápido do que tenho em casa. Por ali, por esta metáfora, já dava para ver. Sabe como é setor público, quanto mais alta a esfera, mais “faz de conta”…

NENHUMA LINHA

Aliás, o Governo Federal privatizou aeroportos, rodovias e ferrovias para escoar produção de soja. Uma baita notícia, que vai injetar bilhões no caixa e fazer nascer novas obras. E nem uma linha na imprensa!
– Por falar nisso, basta ver a nova ponte do Guaíba. Fosse igual antes, no andar de tartaruga que estava, ia levar uns 15 anos. Está lá, pronta, parece obra americana, nem parece que é no Brasil, com aquele Brasil que estávamos e ainda estamos acostumados. Mas é aqui, aqui em Porto Alegre. Vai lá, passa por ela com teu carro ou pega um Uber e vai entender o que estou falando!
– Bueno, vamos parar por aqui. Só queria falar do aeroporto de Canela, uma lenga-lenga faz três décadas e acabei me empolgando.
– Enfim, finalizamos com a mensagem positiva do dia: “O maior presente que Deus nos deu, o maior presente da nossa vida, é o presente!” Entendeu? O maior ‘regalo’ que podemos ter é o tempo presente, o agora! Então, levanta-te e anda!

Sair da versão mobile