Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – Dois Irmãos – 22/01/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
ASFALTO
A Prefeitura está asfaltando 29 ruas. É ‘muita rua’! Não sei se algo assim já tinha sido feito, tantas ruas em uma tacada só, mas enquanto uns estão felizes, por outro lado, tem gente chiando. É só o olhar as reclamações que aparecem nos comentários nas postagens destas obras nas redes sociais.
MAIS
Quando saem estes pacotes de asfaltamentos (e em abril tem outro!), às vezes, parece que tem mais gente reclamando do que gente feliz. Mas, na verdade, não é isso! É que, como somos brasileiros, “o normal” é quem recebeu asfalto na sua rua ficar feliz, mas quieto. Mas quem não recebeu, bota a boca no trombone. E não é só Dois Irmãos e não é só de hoje, é em todas as cidades da região e, aliás, este costume é antigo!
TIRAR DO AR
Há alguns anos, em uma cidade da região, o então prefeito reuniu uma turma e foi para o interior fazer foto de um asfalto. Foi um evento político, aquelas fotos que são sempre iguais, uma multidão na frente e quase não dava para ver o asfalto ao fundo. Sabe como é!
Então, a foto foi para o ar no Facebook do Diário e em poucos minutos tinha uns 10 comentários reclamando da obra. Apareceu morador de tudo quanto é lado dizendo que tinha que ter asfaltado a rua tal e tal. Sabe o que o aquele prefeito fez? Pediu para tirar a notícia do ar, ele preferiu nem “fazer propaganda da obra”, mesmo que fosse uma solicitação antiga dos moradores das comunidades vizinhas e uma promessa mais antiga dos ex-prefeitos.
PROPAGANDA
Por falar em propaganda, eu penso o seguinte: se o prefeito Jerri, a Tânia, o Miguel, o Juarez ou o Renato, a Carla, a Mara, o Rodrigo, o Adair ou o prefeito Martin faz um asfalto e o povo reclama, deixa reclamar, pois enquanto alguém reclama, sem querer, está fazendo propaganda da obra. Por exemplo, o seu Joãozinho vai na casa do compadre e diz: “Bah, mas o prefeito asfaltou 10 ruas e não asfaltou a minha”. Ele está p da vida, está reclamando, mas sem saber (ou sem querer), está divulgando que 10 ruas foram asfaltadas. Talvez você não tinha se dado conta, mas é isso, é propaganda!
Então, deixa reclamar, faz as obras e deu para a bola. Se esperar consenso, nunca vai ser feito nada!
BOLSONARO
-Esta história do cara reclamar e, sem querer, acabar elogiando e propagandeando a obra é igual àquela do Bolsonaro que o governador de SP, Tarcísio, contou. A história é mais ou menos assim: foram inaugurar uma ponte entre Rondônia e o Acre (olha onde!) e, sabendo que a Globo não daria esta notícia porque ambos “viviam às turras” um com o outro, o presidente botou o ministro Tarcísio na garupa e, propositalmente, sem capacete, atravessou a ponte. O Tarcísio falou que sem capacete, a imprensa iria pegar no pé. E o ex-presidente: “Mas esta é a única forma desta obra tão importante virar notícia. Ou você acha que vão divulgar essa ponte?” Ou seja, para dizer que estavam sem capacete, teriam de dizer onde, e, com isso, divulgar a obra!
-Então, é isso. Porém, é claro que, como morador e pagador de impostos, todos nós podemos questionar uma e outra rua pavimentada. É do jogo e faz parte da democracia! Mas, né…
– A mensagem positiva do dia: “É preferível ser irresponsável e estar com a verdade do que ser responsável e no erro”, de Winston Churchill. Abençoada segunda!