Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: Mais um depoimento de que é preciso se preparar para enfrentar a Covid em vez de perder tempo na frente da TV

05/05/2021 - 08h12min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

MAIS UM!

– O Martin Alles é outro exemplo de que bons hábitos fazem bem. E fazem a diferença na hora mais importante, quando o vírus chega!
– Quem aí leu a Começo de segunda-feira sobre um leitor que se safou da gravidade da Covid graças aos exercícios físicos?
– Pois é, temos mais um exemplo onde bons hábitos de alimentação e de vida fizeram com que os sintomas da Covid fossem mais brandos, mesmo o cara sendo hipertenso.

MARTIM

Na segunda-feira recebemos um áudio do nosso amigo Martin Alles, morador do Morro, que trabalha em Picada e “pegou a Covid”. Presta atenção no que ele diz!
“Esta segunda encerrou os 14 dias da quarentena. Tive sintomas por alguns dias, mas achei que eram sintomas comuns, estes que às vezes a gente sente”. Ele fez o exame, que confirmou, aí ficou em isolamento. Martin chegou a ficar três dias de cama, sem apetite e ainda estava (na segunda) comendo forçado: “No mais, não senti nada, nem febre, nem nada. Tomei muito pouco remédio, só dois que me deram no posto”.
E agora vem a parte boa, que há um ano muita gente fala (inclusive aqui) e você não escuta: “Devo muito disso a exercícios físicos que eu faço, à vitamina D que tomo há anos, ao complexo que tem zinco e outras propriedades, que já vinha tomando há mais tempo”. Martin come um pote de frutas todos os dias, pedala e faz exercícios.
“Mauri, foram ruins estes dias acamado, sem vontade de levantar, mas não tive nada de complicação maior. Na verdade, me inspirei em fazer o áudio quando li tua coluna hoje (segunda); chega de coisa ruim, a gente só vê coisa ruim na imprensa, aí pensei, vou fazer meu depoimento, não sou muito de colocar meu nome na imprensa, mas vamos lá, se isso vai servir pra ajudar as pessoas. A alimentação, exercícios, a vitamina, o pessoal tem que avaliar isso”. E isso fez a diferença!
– Precisa dizer mais alguma coisa? Ah, sim, isso que o Martin toma remédio há anos para a pressão alta, sempre se disse que hipertenso é grupo de risco e poderia ter complicações maiores.
– É isso aí, bons exemplos precisam ser divulgados. A Covid é perigosa, cada caso é um caso, ninguém está livre de nada, porque este vírus chinês é danado, mas…

CADA UM, CADA UM

– Lembra há um ano quando citamos aqui para você cuidar da sua imunidade? Que você tinha que parar de perder tempo assistindo TV e cuidando da sua saúde pra se preparar para enfrentar o “coronga”?
– Eu sei que muitos não gostam de ouvir isso aqui na Começo. Mas o objetivo é sempre inspirar as pessoas, não é pregar a moral. E nesta questão do corona foi só para mostrar que qualquer um pode, todos têm as mesmas 24 horas por dia, esta aí o Martin que não é mais um jovenzinho, “já passou dos 30” e passou bem pelo vírus. Se cuidar não custa nada e se você não pegar o vírus, pelo menos vai gastar menos em farmácia neste inverno comprando Benegrip.
– Enfim, amanhã falaremos mais, por hoje, a mensagem positiva do dia, de uma música do Jorge Ben Jor: “Prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém”. E nem exercício físico, nem alimentação boa, nem bons hábitos, nem ter uma vida espiritual e por aí vai…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.