Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – Mauri Marcelo Toni Dandel – 08/05/23

08/05/2023 - 14h40min

Atualizada em 08/05/2023 - 14h41min

Começo de Conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

PICANTES
– Há comentários de que a ex-prefeita Tânia pode concorrer a majoritária em Novo Hamburgo. Ela ou Giovani Feltes. Será mesmo?
– Dos 10 vereadores de Dois Irmãos, se você fosse citar 10 nomes, quantos você acertaria? Digo 10 porque um se licenciou e há um suplente permanente na Casa Legislativa. Faça sua aposta…
– Até ontem tínhamos seca e calor, então, já dá para abrir a temporada dos reclamões porque “já” está chovendo demais?
– Realmente, o sul é de extremos em tudo, no azul x vermelho e também no clima!
– Por falar em Grêmio, Sandro Goiano estava por Dois Irmãos na semana passada.
– A reclamação é grande de quem está construindo novas casas, pois há casos em que a demora da Corsan para ligar a água é de 6 meses. É de perder os butiás! Não pode ser tão lento, Jesus!
– Charadinha da segunda: “um jovem empresário morreu e perdeu sua casa, perdeu seu carro, sua namorada e, por fim, sua empresa e aí sua fazenda. O que ele perdeu primeiro?” Respostas pelo Whats.
COOPERATIVAS
– Hoje vamos abordar um assunto aqui que nunca (ou raríssimas vezes) abordamos na coluna ao longo de quase 24 anos!
– Assistindo ontem ao Globo Rural (uma das raras coisas que ainda assisto na Globo) teve uma matéria gigante sobre a Coamo, do Paraná. Esta cooperativa responde por quase 4% de toda produção de grãos do país. Já conheço esta cooperativa há mais de 15 anos e, realmente, é gigante! E como ela é amada por lá!
– Fico impressionado, pois as cooperativas são a fórmula do sucesso, foram e ainda são muito importantes para o nosso país, mas temos tão poucas aqui na nossa região.
– Por que acredito que temos muito poucas cooperativas na região? Porque só temos no ramo de crédito, uma do agropecuário e outra do ramo de saúde. Só estas que lembro!
– Olhando por alto, temos somente a Piá (agropecuária), a Unimed (ramo médico) e Sicredi, Cresol e Sicoob (de crédito). Alguma outra?
– E também porque o Paraná tem cerca de 50 cooperativas agropecuárias, Santa tem 40 e o Rio Grande tem mais de 130. É muita coisa, mas… E em outros setores, porque não existem cooperativas por aqui?
– O cooperativismo é uma fórmula quase perfeita da entidade crescer e também fazer a região toda crescer, ajudando no desenvolvimento de cidades inteiras, assim como do associado. Então, é difícil entender como tantas cooperativas no Estado passam por dificuldades e outras tantas fecharam as portas.
– Aliás, já presenciamos algo (quase) “parecido” que são as sociedades, onde a maioria, se não fechou, perdeu representatividade, infelizmente. Aqui em Dois Irmãos, felizmente, as sociedades estão bem vivas, como Santa e Atiradores, mas você olha a região toda e algumas só restou bolão ou o bar.
– Por fim, antecipando homenagens às leitoras pelo Dia das Mães, que será no próximo domingo, a mensagem positiva do dia é da Madre Teresa de Calcutá: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”. Ótima semana a todos!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.