Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa – Mauri Marcelo Toni Dandel – 29/5/23
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
NÃO QUER CALAR
– Se ex-vereadores e políticos “das antigas” voltarem para concorrer em 2024, vai mudar muito o cenário? Todo mundo perderá um pouco de votos aos “novos-antigos” ou os tempos são outros?
– E se vierem nomes novos, que nunca concorreram e que têm relativa força na sociedade atual, então, vai mudar muito? Todo mundo perderá um pouco de votos também?
– Dos 9 atuais vereadores, quantos deles já estão com a reeleição certa e garantida em 2024? Mas, antes disso, quais deles, de verdade, estão convictos e com vontade de concorrer de novo?
MÃO DE OBRA
Na sexta-feira conversamos um pouco aqui neste espaço sobre o mercado de trabalho. Vivemos outros tempos! No passado, ao longo de muitas décadas, qualquer pessoa vinha do interior já se encaixava em uma vaga de serviços gerais, começava “hoje mesmo” no serviço e ia aprendendo a função no próprio chão da fábrica. Ou seja, ganhava um curso gratuito da função, um aprendizado, enquanto ganhava salário no fim do mês.
Mas o que acontece hoje é um “fenômeno” nunca antes visto: é a escassez da mão de obra preparada ou especializada! No serviço público, tem Prefeitura da região que não encontram motorista nem para transporte escolar!
Quer outro exemplo? Um(a) bom(a) profissional está lá desempenhando o seu papel na função pública e vem alguém da iniciativa privada que falta de alguém deste perfil em sua empresa, e, não vou dizer que cobre de dinheiro, mas oferece um salário muito melhor, e ainda sem aquela questão de estar com celular ligado 24 horas por dia como ocorre em algumas funções do serviço público.
MÓVEIS
Já na iniciativa privada, no ramo moveleiro é um Deus nos acuda por profissionais que cheguem prontos para trabalhar. Em demais ramos, idem, faltam vendedores e profissionais de todos os segmentos. Na “nossa cidade metrópole” aqui do lado, um amigo confidenciou que teria vaga para 15 vendedores, mas sabe que é uma missão quase impossível.
COLUNA DOS PARABÉNS
– É a última semana de maio, daqui a poucos dias estaremos no último mês do primeiro semestre. Parabéns para você que não “vê o tempo passar”…
– Parabéns ao pessoal do Bierwagen pela Express Loucura de sábado na Atiradores. Que baita festa! E podem apostar que o sucesso da Express, fará com que outras festas a fantasia da região também ganhem novos episódios.
– Parabéns ao Eloi Diehl que está voltando a presidência do Progressistas. Ele foi reeleito na convenção do PP no sábado.
– Parabéns à CDL, Herval e todos os envolvidos pelo sucesso da palestra com o Alfredo Rocha no auditório da Herval.
– Para finalizar, a mensagem positiva do Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”, ou seja, tudo é subjetivo, ou seja, o que um vê, o outro pode estar ao seu lado e vai “ver” diferente. Não confundir com Pitágoras, embora ambos sejam gregos e tenham nascido por volta de 500 antes de Cristo. Ótima quinta!