Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: Quantos doisirmonenses levam o nome de nossa cidade para o mundo todo e a Coluna dos Parabéns

25/05/2021 - 08h09min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

COLUNA DOS PARABÉNS

– A FADI se prepara para assumir duas novas escolinhas (ou creches). Uma aqui em frente da BM e outra no bairro Amizade em Herval.
– Parabéns ao grupo de doadores de sangue. Mais 25 doaram no último sábado no Hospital das Clínicas.
– Quem quiser, temos aqui o livro das “confidências, experiências e vivências” do padre Paulo Wendling. O preço é R$ 100, inteiramente repassados ao padre.
– Também temos o livro “Pedalando junto às estrelas”, em memória do Leonardo Schallenberger, que faleceu vítima de câncer, por R$ 25.
– Felicitações a todos os gremistas pelo tetra no Gauchão!

DESAFIO

Em relação a conversa citada ontem com o prefeito Jerri, já que nos perguntaram o motivo de ele achar que não mudou muito entre ser prefeito e vice até agora… Vamos lá, contar não só o começo da conversa: é que foram oito anos como vice-prefeito, ele assumiu a cadeira muitas vezes e foi secretário de três pastas diferentes. Então, teoricamente, pouca coisa mudou. Faz sentido! Mas achei curioso, porque sempre que você pergunta isso para um prefeito, vereador ou quem tem qualquer cargo, inclusive de fora do RS, a resposta em 90% das vezes é que “o desafio é grande, que não é fácil, que isso e aquilo”. É claro que não é barbada, mas, é raro ouviu uma resposta positiva, na lata.

PADRE PAULO

Já que falamos do padre Paulo, quero comentar uma curiosidade. Ele e o Flávio Scholles moravam em Campinas, um pelas artes, outro pelo celibato e tinham um amigo em comum, que está nas páginas do livro do padre. Ou seja, um aqui do Vale Esquerdo, outro de São José do Herval, cada qual por seu caminho, foram morar na mesma época em Campinas.

FLÁVIO SCHOLLES

Sobre esta curiosidade, quero fazer duas reflexões. A primeira é que Dois Irmãos tem que reconhecer e destacar estes dois ícones que levam o nome de nossa cidade por onde passam. Quem nos lê há mais tempo vai lembrar: precisamos fazer isso em vida com todos os que merecem, com os que fazem bonito por nossa cidade, não adianta (apenas) depois dar seus nomes à ruas ou escolas. Dois Irmãos já faz isso e que seja intensificado cada vez mais, seja cidadão honorário ou outro título.

REFLEXÃO

A segunda reflexão é: assim como eles se encontraram lá em SP há 30 ou 40 anos, imagine quantos milhares de dois-irmonenses estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo? Tem um amigo daqui tocando negócio em Fortaleza, semana passada conheci um empresário que tem sua empresa em Maceió e por aí vai. Enfim, apenas reflexão, pois são pessoas daqui que levam o nome de nossa cidade aos recantos do Brasil e do mundo…

SAIBA ANTES…

– No antigo Kaffe Haus, no Travessão, já há obras para um novo restaurante.
– Você sabia que temos um ex-prefeito de uma cidade de SC gerenciando uma empresa aqui?
– Hoje encerra a campanha de donativos para ajudar técnicos e artistas no Schmitz e no Bem Mais.
– Você sabia que teremos um trenzinho turístico em breve?
– Um jogador do atual elenco do Grêmio tem sido importante para um pub da cidade?
– O PDT mudou a presidência conforme um membro do partido. Algum outro partido passou por convenção?

– A mensagem positiva do dia: “Pensar é o trabalho mais pesado que há. Talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso”, Henry Ford, inventor do automóvel.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário