Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa: “Uma ova” que o Estado flexibilizou o trabalho aos finais de semana

16/04/2021 - 08h12min

Por Mauri Marcelo Toni Dandel

“UMA OVA”

Como é que pode, estamos aqui estamos maneados pelo Estado e de Santa Catarina pra cima até aulas e creches funcionam! Acho um absurdo o Estado continuar proibindo as pessoas de trabalhar em fim de semana. Autorizar a trabalhar até 15 horas de domingo é dose para elefante. E a imprensa ainda vai lá e aplaude a “flexibilização do horário”. Não é trocar 6 por meia dúzia, é trocar 6,0 por 6,01! Nem vou dizer mais nada! A segunda coisa que quero falar sobre a pandemia é um pedido para que você continue se cuidando. O negócio não está para brincadeira, muita gente conhecida internada, outros com sequela, alguns morreram. Cuide-se que esta nova variante aí está cruel!

TE AQUIETA

E quem está positivado, com vírus ativo, fique em casa. Sair de casa é crime! Ouviu bem? Ninguém vai morrer por ficar 15 dias em isolamento. Dê graças a Deus se não precisar ir para o hospital, então, sossega o facho e fica em casa vivente!

MEDO

Vou confessar uma coisa: o que dá medo não é só a Covid. Aliás, com medo ou sem medo, graças a Deus nunca precisei ficar um dia sem trabalhar desde março retrasado. Mas o que dá medo é a reação das pessoas. “Parece que todo mundo está ficando doido”, me disse uma líder da política regional. A frase é parecida com a de um empresário daqui, denunciado inúmeras vezes, sem ter qualquer aglomeração. “Lamza”!

“LAMZA”

As pessoas não têm paciência, querem denunciar tudo, querem tudo pra ontem, tudo desagrada elas, nada presta. Se tiver fila em um comércio reclamam, se estiver vazio, reclamam. Se juntar três pessoas em uma loja, denunciam pra Prefeitura ou BM. Gente, “lamza”, te acalma! Está desgostoso com tudo, vai lá fazer um turismo na periferia de SP e Rio e depois volta aqui para conversar a respeito. Ou vai ali na periferia de Gravataí, Alvorada, Eldorado e depois vem aqui reclamar da cidade que tu mora, seja Dois Irmãos, seja Morro, seja Picada, Ivoti, Herval… Tem muita coisa pra melhorar aqui, sim, mas quem estraga é você, com este pessimismo de gente que só reclama e denuncia os outros, escondido atrás da moita. Reclamar não leva a nada, arregace as mangas e ajude a fazer melhor!

Eu sei, São Thomas de Aquino já dizia “quem diz verdades, perde amizades”. Será que vamos perder leitores com estes comentários? Fazer o que…

POSITIVO

Mas não vamos deixar estes exemplos negativos nos influenciar. Não. O lado bom da pandemia, se é que dá para escrever isso, é que algumas pessoas (talvez as mesmas) estão mais solidárias, mais gratas e mais sensíveis. Alguns já vieram me perguntar se tem outra campanha para ajudar alguém, por estarem dispostos a comprar rifa ou doar dinheiro, como fizeram na campanha dos R$ 111 do João Emanuel, que, graças a Deus, está encaminhado seu tratamento.

Então, temos bons exemplos sim, vamos propagar o que é bom. Se nosso vizinho ou colega de escritório só reclama, não queria você ser mais “pé no saco” que ele. Faça o contrário! Vamos cuidar da grama do nosso jardim pra ficar bem verdinha para que a vizinhança venha nos copiar e aí teremos uma rua toda bonita e verdinha. É uma metáfora! Mas era isso. E era esta nossa mensagem positiva do dia. Vamos devagar, sem pressa, mas sem pausa, não vamos acelerar e nem parar. E juntos chegaremos lá!

Sair da versão mobile