Coluna Dois Irmãos
Começo de Conversa: venda de parte do prédio da Socidedade Atiradores ainda vai dar muita discussão em Dois Irmãos
Por Fábio Radke
Muita discussão
O assunto da Atiradores ainda vai dar muita discussão no município. Percebo que faltam mesmo soluções práticas do que fazer para salvar a Sociedade. Se as organizações do tipo já vinham enfrentando dificuldades em toda região, o fato é que a pandemia agravou ainda mais essa situação. A queda brusca de sócios, ausência de eventos, bailes e outras promoções, depreciação dos prédios, estão entre os problemas enfrentados pelas entidades. Não é exclusividade – E o problema que a Atiradores enfrenta não é de exclusividade da tradicional sociedade de Dois Irmãos. Antes da pandemia mesmo, muitas delas fecharam as portas ou deixaram de promover seus famosos eventos. Não podemos tirar o mérito dos praticantes de bolão de Dois Irmãos, que foram os que mantiveram em atividade a entidade.
Soluções
Ao meu ver faltou escancarar antes a situação crítica da Sociedade para toda a comunidade. Que bom que por um lado pelo menos a discussão de agora quanto à venda reascendeu o alerta sobre a atenção que a Atiradores necessita. Creio que uma alternativa seria abrir espaço para ex-presidentes e sócios remidos apresentarem opiniões e possibilidade viáveis. O que alguns críticos à atual direção argumentam é que faltou tornar público o interesse de vender parte do terreno e o bolão para a iniciativa privada.
Sede campestre
Uma das críticas quanto à ida do bolão para esse ambiente é que a área de lazer seria pouco atrativa para os sócios. Uma possibilidade que também surgiu seria a própria venda da sede campestre.
Climão
O que descobri dos bastidores é que havia uma liderança política que, a convite de alguém, tentou participar da reunião fechada da diretoria, na segunda-feira, e não teve sucesso. O presidente da Atiradores, João Bremm, não conhecia a pessoa pessoalmente e os dois trocaram algumas palavras.
Outros tempos
É preciso entender que os tempos são outros. Os clubes sociais constituídos como associações encontram como “concorrências”, diversas opções de lazer e entretenimento. Já se foi o tempo em que os bailes lotavam os salões sociais e eram um verdadeiro elo entre as pessoas da comunidade. O traje então era social mesmo, de verdade, caso contrário não entrava. É verdade que os tempos são outros, mas essas entidades, de uma forma ou outra, precisam continuar vivas e de portas abertas com uma atração ou outra.
Nova diretoria
O Conselho de Cultura definiu essa semana seus novos conselheiros. A composição é a presidente Cláudia Kunst, vice-presidente Thaís Backes Klein, 1º secretário Larissa Mentz, e 2º secretário Fabiano Link.
Doação
Nos próximos dois sábados, dia 17 e 24, acontecem novas ações da Campanha Mensal de Doação de Sangue de Dois Irmãos. Sábado (17) agora, no Hospital de Clinicas, em Porto Alegre, e no próximo (24), no Hospital Regina, em Novo Hamburgo. As vagas para essas duas edições já estão todas esgotadas.