Coluna Dois Irmãos

Comentários sobre Dois Irmãos e as lombadas eletrônicas

28/07/2021 - 08h00min

Começo de conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

OITO
Dias atrás conversei com um ex-vereador que não é mais vereador há oito anos. Diz ele que muitos ainda que vão conversar com ele acham que ele é vereador ainda. Bah, mas passaram-se dois mandatos! O que pensar disso? Ou foi um bom vereador ou o povo anda bem desatualizado! Ou…

ROSSA
Se bem que, como dizia o então vereador Chile, “uma vez vereador, sempre vereador”.
Por falar nisso, faz uns dias vi o ex-vereador Eliseu Rossa e uma sinaleira, com seu caminhão, fazendo as entregas de milho para alimentar o bicharedo. Até queria sugerir uma matéria com ele e a família Rossa sobre o Dia do Colono e passou! Uma pena!
O caso acima, de oito anos, não é do Eliseu que estou falando, até porque ele foi vereador há três mandatos atrás. Mas tem muita gente que ainda pensa que ele é vereador! O Eliseu era autor daquela frase: “A Começo de Conversa é minha oração da manhã”. Bah, Eliseu, agradecemos, mas, primeiro a oração, depois a coluna, não vamos inverter as coisas! É brincadeira dele, óbvio!

LOMBADAS
– Tem muita gente se passando nas lombadas eletrônicas ali na BR-116. Grave bem: a do travessão é 50 km/h e a do trevo de Ivoti é apenas 40 km/h. Não confunda!
– E de Novo Hamburgo para cá só tem a do Travessão que é 50 km/h e não 40 km/h. Não dê bobeira!

CÃES E CARNE
– Quando era criança, ouvia os adultos dizer que na Alemanha e nos países europeus as pessoas tinham poucos filhos e muitos cães e gatos criados dentro de casa. Achava estranho, afinal, no interior (naquela época) lugar de cachorro era da porta pra fora! Não ache estranho, falo de 30 a 35 anos atrás!
– Pois bem…
– Outra que a gente escutava muito é que na Europa as pessoas não comiam carne todos os dias. Era muito caro!
– Bem, agora pergunto: quem aí foi criança (ou adulto) no interior, seja aqui em Dois Irmãos, Herval ou qualquer cidade, sabe que a panela de carne é a primeira que se colocava na mesa. Sem carne não tinha refeição!
– Como um inocente guri eu pensava: como é que famílias tem menos de quatro ou cinco filhos e como é que conseguem almoçar sem carne!
– Pois é, os anos passaram, estamos em 2021 e…
– E já temos mais loja de pet shop do que lojas de roupa de bebê. Sinal que…
– E já substituímos (parte) da carne de boi pela de porco, pela de frango, pelo ovo e por aí vai…
– Só pra fechar: o filé mignon custa R$ 85 o kg. Ou seja, quem recebe um salário mínimo não consegue comprar 12 kg de filé mignon. Em outras palavras: se comprasse todo o salário em filé, daria 12 kg. Não passaria o mês!
– É só uma crônica, uma brincadeira. Isso é a força do agro brasileiro, bom para os criadores, quem produz carne e toda a cadeia.
– Mas eu não sei se a carne que está cara ou é a gente que ganha pouco aqui no Rio Grande. A economia do RS está 15 anos defasada, infelizmente!
– A mensagem positiva do dia de hoje reúne duas frases fantásticas do grande Gandhi, líder espiritual da Índia: “As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos”, e mais: “uma vida sem religião é como um barco sem leme”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário