Coluna Dois Irmãos
DELEGACIA EXEMPLAR!
Por Cleiton Zimer
DELEGACIA EXEMPLAR!
A mediação de conflitos feito pela Polícia Civil de Dois Irmãos está gerando resultados extraordinários. Recentemente, estelionatários (que inclusive tinham sido presos pela BM) devolveram cerca de R$ 6 mil às vítimas depois de aplicarem o golpe do ‘falso pix’ em ao menos três estabelecimentos. Se fosse seguir o rito normal da persecução penal, dificilmente teriam os valores restituídos.
Esse programa é, sem dúvidas, um dos mais valiosos da polícia, uma vez que busca não somente reparar determinado conflito, mas, acima de tudo, gerar um compromisso entre as partes para uma boa convivência. A partir da mediação, feita por um policial capacitado, regeneram-se determinados elos que pareciam irreparáveis.
Quero externar os parabéns aos policiais que, naquele momento, tornam-se muito mais que agentes do Estado. São seres humanos incríveis, mudando, para sempre, a vida daqueles que participam a mediação. E isso não tem preço!
Ah, e para fechar, na semana passada também foram devolvidas cabras haviam sido furtadas na lateral da Estrada Campo Bom. Ação que também aconteceu em decorrência da intervenção da DP, preocupada não somente em encontrar o culpado e concluir o inquérito, mas também em restituir o prejuízo.
ANA NERY
O Hospital Ana Nery passará a administrar o Hospital São José a partir de agosto. A instituição é de Santa Cruz do Sul e foi apresentada à comunidade ontem durante coletiva de imprensa na Prefeitura.
A expectativa é que a nova gestão venha curar as mazelas deixadas nos últimos anos, tanto pelo IB Saúde, que está saindo, como também o Isev que o precedeu.
Um dos principais gargalos do Município é, justamente, a saúde. Não em questão estrutural, nem por falta de vontade do Poder Público mas, sim, pelas instituições que recentemente tinha por responsabilidade gerir e aplicar os recursos.
As reclamações são muitas, desde as mais simples às mais complexas.
Esperamos que este ciclo de “azar” realmente tenha chegado ao fim, pois a comunidade de Dois Irmãos merece ser tratada com respeito.
Até porque agora este contrato – que será renovado anualmente com validade de cinco anos -, será regido pela lei Federal 13.019/2014 (UMA NOVIDADE NA REGIÃO), na qual estão estabelecido diversos critérios, como por exemplo um gestor do Município que acompanhará se o Ana Nery está, de fato, cumprindo com suas obrigações e, caso isso não ocorra, haverá uma “perda de pontos”, que acarretará na destinação de recursos.
O investimento do Município para pagamento dos serviços ao novo gestor será de R$ 1.327.000,00 mensais, mesmo valor do contrato atual com o IB Saúde.