Coluna Dois Irmãos

Dois Irmãos: a volta do Municipal de Futebol, a demora do IML e comentários sobre as obras federais na região

14/07/2021 - 08h00min

Começo de conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

MUNICIPAL
Aos poucos, o futebol vai voltando ao normal. Até campeonatos estão voltando a acontecer. Será que em 2022 teremos novamente o Municipal de Futebol?

IML
Faz dias que estava querendo comentar o assunto, mas o tempo passou e o assunto ficou. Foi muito triste o que aconteceu naquele acidente dos jovens de São José do Herval. Quatro jovens, dois mortos e dois gravemente feridos. É muito duro!
Gostaria de apenas deixar registrado aqui a questão do IML. O acidente foi às 19h30 de sábado e o IML liberou o corpo para iniciar o velório somente quase 24 horas depois. Imagina a dor de uma família, saber que o corpo ficou nas ferragens até a vinda da perícia, que não é tão rápida, depois a remoção para o IML, de onde levou algumas horas para ser liberado. E a família e amigos esperando por quase um dia inteiro a liberação para, então, poder dar o último adeus.

INFELIZMENTE
Infelizmente, não estou falando aqui nenhuma novidade. Nada de anormal, na verdade, pois já é assim desde os tempos que comecei no jornalismo, há mais de 20 anos. Se teve demora, é sinal que a demanda é grande no IML.
Infelizmente, se é normal ou não, imagina a dor de familiares e amigos. Além da perda da pessoa querida, tem que ficar quase um dia ali esperando o corpo para um último adeus.

OBRAS
Muito se falou no asfaltamento entre Herval e Gramado, obra que será tocada com dinheiro do Estado e através de emendas da bancada gaúcha, portanto, grana federal. É uma baita notícia, sem dúvida!
Aí a gente vai a São Leopoldo e vê que a ponte sobre o Rio dos Sinos está em obras de duplicação. Você vai a Porto Alegre e vê aquela baita obra da nova ponte do Guaíba pronta. Você vai ao Morro e têm um trevo novo, mais duas rótulas que vão iniciar este ano na Picada São Paulo.

BR-116
Mas o que mais causa impacto é a limpeza na lateral da BR-116. Fizeram uma revolução, cortando galhos e limpando os barrancos, agora estão limpando a lateral, coisa que nunca vi em mais de 20 anos. Dias atrás até liguei para o Jorge da Incopel e perguntei se era uma terraplanagem lá para o futuro trevo lá. Infelizmente não era. Era uma “pequena faxina” na lateral, que mais parece uma terraplanagem. E no passado, sequer o DNIT mandava uma equipe para limpar as folhas de plátanos que entupiam os bueiros na lateral da rodovia, que tanto risco de acidente causaram.

CAFÉ COM FERRI
– “Este cara (Tarcísio) promove a maior revolução silenciosa que o Brasil vivenciou nos últimos 20 anos. Vamos mudar de patamar em infraestrutura”. Quem escreveu a frase foi o Ferri, gaúcho e colorado, que é “o cara” do mercado financeiro. Para mim, resume bem o trabalho do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que comanda as obras federais. Conheci-o pessoalmente no Morro, o ‘cara’ acorda às 4h30, é engenheiro militar, não aparece na imprensa, mas que está tocando obra em todo canto deste país.
– Enfim, mudando de assunto, a mensagem positiva do dia: “Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte”. Boa!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário