Coluna Dois Irmãos

Entenda porque a gastronomia movimenta o turismo e nossa economia em Dois Irmãos e região

10/08/2021 - 16h06min

Atualizada em 11/08/2021 - 16h13min

Começo de conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

INVESTIMENTO
Um empresário investiu mais de R$ 300 mil em um negócio novo na região e a coisa “ainda não andou”. Além do capital investido, tem o tempo, a dedicação e a burocracia enfrentada. Tenho convicção de que vai dar certo, é questão de tempo para o negócio engrenar. O início é assim mesmo; depois, só vai…

GASTRONOMIA
Conversamos com este empresário na semana passada e ele estava nos contando isso. Aí, em algum ponto da conversa, perguntou se a gente tinha alguma ideia para incrementar ou mesmo como possibilidade de um novo negócio que daria um retorno mais rápido. Minha resposta foi o que muitos de vocês certamente diriam: gastronomia. Aqui na nossa região, onde tem gastronomia tem movimento! Um dos motivos é porque nossas cozinheiras e cozinheiros ‘tem a mão’, sabem fazer coisas saborosas. E outra, porque somos de um Estado ou de uma região onde a gente valoriza muito a comida ou a bebida.

COMIDA
Quer fazer um centro comercial ter movimentação? É só colocar comida e bebida que a visitação aumenta. É claro que não é uma fórmula matemática, uma ciência exata, mas é mais ou menos assim. Sim, eu sei, muita gente abriu negócio no ramo da gastronomia e não deu certo. Como em qualquer setor, tem os que dão certo e os que não dão.
Mas, a gastronomia não só é propulsora do nosso turismo, como alavanca negócios, traz pessoas para visitar, passear, provar…

PÁGINA 3
Quer um exemplo? Na página 3 do Diário de quinta-feira passada tem um exemplo típico disso. A imagem do dia mostra o Xis Fome Zero do Kasper Lanches, um xis que leva 1kg de comida. E vocês sabem que o xis só existe de São Paulo para baixo, com ênfase aqui no RS. Na imagem maior da página 3, o título diz tudo: “cafezinho com kartoflekichilche”, ou seja, cafezinho com bolinho de batata em uma tenda da feira do produtor de Herval. Logo abaixo, na mesma página, uma reportagem que mostra o Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis. Foi só coincidência, mas na mesma página, tem gastronomia para todo lado. Isso que não tinha, naquela página, matéria de restaurante!

TURISMO
Para quem duvida “desta teoria”, reflita: até nossos bailes tem janta! Onde mais tem isso?
Somos uma região privilegiada na gastronomia. A gente gosta disso, ela gera emprego, gera imposto, gera renda, turismo…

O que quero dizer com este comentário? O turismo gastronômico nunca esteve tão em alta! E não é só porque teve a pandemia. Ela ajudou, mas é porque nosso pessoal sabe fazer as coisas! E porque a gente gosta disso! Outro dia falaremos mais, que hoje o espaço acabou infelizmente…
– A mensagem positiva do dia, de São Mateus: “Qual o pai que o filho lhe pede pão, vai lhe dar uma pedra? Ora, se vós que são maus sabem dar coisas boas aos vossos filhos, imagina vosso Pai que está no céus, lhe dará coisas boas aos filhos que lhe pedirem”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário