Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Eu não concordo com a frase da reportagem do Grizotti na RBS sobre Dois Irmãos

22/09/2021 - 16h22min

Começo de conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

MATÉRIA DA RBS
“Hoje tem muita gente em Dois Irmãos que tem mais medo de encontrar um policial do que encontrar um bandido na rua!” Ouvi esta frase em uma matéria do Grizotti na RBS de alguém de Dois Irmãos falando (mais ou menos) isso. Espera aí, eu não concordo com esta frase!

PROTESTO
– A frase foi dita por alguém que não conheço na matéria que o Grizotti fez sobre os protestos contra um brigadiano em Dois Irmãos, relativos aquela ocorrência com o rapaz da moto há um ano!
– Eu não vou discutir o caso em questão, mas não vou passar pano pra BM, não vou defender o rapaz ou o brigadiano, ninguém da polícia ou do Consepro veio falar comigo sobre isso, mas…
– Mas uma coisa eu posso dizer: eu não concordo com esta frase! Desde quando aqui se tem mais de brigadiano do que dos bandidos?
– Não vou criticar a BM, nem criticar o rapaz que faz a acusação, sabe por quê? Porque eu respeito uma tese, que é a seguinte: eu não falo do que não vi e do que não sei. Ponto final!
– Vejo muita gente opinando por aí sem saber, uns criticando a BM, outros criticando o rapaz, uns dizendo ‘ando de moto há tantos anos e nunca me pararam’…

DEMOCRACIA
Por outro lado, dou os parabéns à gurizada pela coragem de realizar os protestos, estão lutando pela causa deles. Qualquer um pode protestar pela causa que quiser, afinal, estamos em uma democracia, graças a Deus! E graças ao presidente Bolsonaro, que dá liberdade ao povo. Então, cabe a cada lado mostrar a sua verdade e cabe a Justiça fazer o seu trabalho, fazer justiça. Não sou advogado e nem juiz!

NÃO CONCORDO
O protesto é aceito na democracia, mas ele não pode ferir o direito de outro. E quando alguém vai a um canal como a RBS e diz que tem mais medo da BM do que de bandido, esta pessoa está no direito dela. É a opinião dela, tudo certo.
Mas ela fere o meu direito como morador que pensa (bem) diferente! Esta opinião não pode ser verdade absoluta e eu estou aqui dizendo que não concordo. Moro e trabalho aqui há quase 25 anos e acompanhei o trabalho da BM desde o segundo dia que vim morar aqui, fazia parte do meu serviço. Desde lá, mais de duas gerações de brigadianos passaram pelo quartel. Então, quando ouço que “em Dois Irmãos se tem mais medo de encontrar um policial do que encontrar um bandido na rua”, eu discordo!

CALADOS
Sabe outra coisa que eu não concordo? É ver nossa cidade calada sobre o assunto! Como morador, eu não aceito que Dois Irmãos seja reconhecida aí fora com a imagem de que aqui temos mais medo da BM do que da bandidagem. Não concordo! Porque se temos hoje, uma cidade calma e segura, é por conta de uma série de coisas e fatores, entre elas, ao trabalho da Brigada. Mas o nome da instituição toda vai parar aonde se todo mundo ficar calado?

NOVO BRASIL
Se hoje quase não temos mais arrombamentos, assaltos a lojas, furtos e nem furto de CD de carro, é graças aos brigadianos, da Civil e Consepro, ao investimento em segurança pelo Poder Público, empresários e pelo povo que ajuda a fiscalizar (em todos os sentidos). E também pela atual fase do Brasil, que não ficou entregue a bandidos, que pregavam por décadas que o crime compensava!
Enfim, fica aqui o meu protesto à esta fala que “apareceu na RBS”, mas, com todo respeito a quem falou (que também está no seu direito), pois não moramos na China onde só se pode falar o que o governo deixa.
– Como o espaço acabou, a mensagem positiva do dia para refletirmos, é de Moliére, dramaturgo francês: “Quase todos os homens morrem de seus remédios, não de suas doenças”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.