Coluna Dois Irmãos
Julgamento de criminoso em Dois Irmãos e a Lei do Brasil
Começo de conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
A LEI DO BRASIL
– Tivemos um júri na semana passada em Dois Irmãos. O criminoso pegou 14 anos de prisão. É muito? Talvez você pense que a pena foi alta! Eu não! Veja por que!
– Ele foi condenado a 8 anos e 4 meses de prisão porque estuprou uma menina de 12 anos aqui em Dois Irmãos. Ele invadiu a casa, encontrou a criança e cometeu o estupro.
– O mesmo criminoso foi condenado pela invasão da casa e por roubo. Pegou mais 5 anos e 2 meses.
– Veja bem: foram 8 anos pelo estupro e 5 pelo roubo!
COMO ASSIM?
– Oito anos por estupro? E cinco por roubar?
– A gravidade dos crimes é bem diferente!
– A menina vai levar este trauma pelo resto da vida. Ainda mais pela forma como tudo ocorreu, o que não entrarei em detalhes.
– O dano por furto, roubo ou arrombamento não chega nem aos pés de um trauma destes. É claro que ter sua casa arrombada e perder a TV, perder dinheiro ou qualquer bem material nos causa revolta. Enfim, você entendeu onde quero chegar…
– A questão é: não vou questionar o júri e nem a sentença do juiz. Jurados, juiz, todos merecem respeito e isso é inquestionável.
– A questão aqui é: é a Lei do Brasil!
– Aí fui conversar com um advogado, por roubo a pena é de 4 a 10 anos mesmo? É verdade que em estupro de vulnerável (ate 14 anos) a pena é de 6 a 10 anos?
– E aí tem os intervalos de pena, atenuantes, agravantes, ‘minorantes’ e por aí vai.
– Que Deus tenha piedade de nós, com uma lei destas!
PASSADO X FUTURO
Esqueçam o júri, ele foi só um exemplo. Meu questionamento é o fundo do poço que botaram nosso Brasil por décadas de desmando! Não é o júri (do passado), mas o futuro que questiono!
PIEDADE DE NÓS
– Roubou uma TV? De 4 a 10 anos!
– Estuprou e ferrou com a vida de uma menina e sua família? Pena de 6 a 10 anos!
– É mais ou menos isso mesmo!
– Está sugerindo mudar a Lei? Se você perguntou isso, a resposta é: não, não estou sugerindo nada. Está criticando quem? Não, não estou criticando nem júri, nem jurados, nem juiz, nem advogados. Apenas questionando a Lei, temendo pelo nosso futuro enquanto nação!
– Me desculpem, mas temos que rasgar estes 20 ou 30 anos de parafernália que virou este país e começar a recriar um Brasil do zero! Olha o que esta gente fez com o nosso país? Quantos anos ainda levaremos para colocar o Brasil nos eixos, se não retrocedermos? Cadê a família brasileira? Que Deus tenha piedade de nós!
COLUNA DOS PARABÉNS
– A previsão é de chuva, mas se o tempo colaborar, é mais uma sexta e um sábado de Biergarten na Hunsrück. Aliás, parabéns à cervejaria pelos selos, que a colocam à frente do seu tempo. Te convido a conferir os novos selos da Hunsrück no caderno Rota Romântica.
– O museu Manto Tricolor, do Alan Renz, não será inaugurado neste “findi”, ficou para dia 3. Aguarde!
– Noe domingo, 27, o Restaurante Picada São Paulo vai celebrar três anos no novo endereço, com a Herta animando o publico. Parabéns Bea!
– Por fim, “cada vez que você subir um degrau na escada do sucesso, suba dois na escada da humildade”. Esta foi a mensagem positiva de segunda e o leitor Pedrinho, do Restaurante Kieling, comentou: ”Humildade é compromisso com a verdade”. Bem isso! Boa segunda (ou sexta, se preferir), mas todo dia é segunda!