Coluna Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel – 13/04/2022
COMEÇO DE CONVERSA
Mauri Marcelo Toni Dandel
PÁSCOA
Porque, neste ano, a Páscoa ‘caiu’ tão tarde? Esta é uma pergunta que muitos têm feito ou têm ouvido por aí.
O Domingo de Páscoa neste ano será celebrado no dia 15. Em alguns anos, a Páscoa é celebrada ainda em março, então porque agora vai ser quase na segunda quinzena de abril?
A PROPÓSITO
-Mas o que tem a ver coelho e ovo com a Páscoa?
-Por que escolheram coelhos e ovos?
-E porque comer peixe?
-Porque não comer carne?
-Porque a Páscoa é uma data que fica mudando a cada ano?
BUENO
Bueno, calma com as perguntas, vamos devagar, ‘lamzam’…
Pra não perder os butiás do bolso, hoje vamos falar só da data da Páscoa, porque ela caiu tão tarde. As outras perguntas, se der, a gente responde amanhã.
Então, em geral, a Páscoa pode variar desde 22 de março até 25 de abril, dependendo da disposição dos dias dos meses nas semanas. Isso ocorre porque a celebração da Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a 1ª lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono, que ocorreu no dia 20 de março deste ano.
MAS O QUE É O…
O equinócio é quando o dia e a noite tem a mesma duração de 12 horas. O de outono, aqui no hemisfério sul, ocorre em março. Mas a data e hora são variáveis. Então, o primeiro domingo após o equinócio de outono será apenas neste dia 15, quando será celebrado o Domingo de Páscoa.
QUARESMA
A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma e ocorre 45 dias antes da Sexta-Feira Santa, que precede o Domingo de Páscoa. Aliás, um domingo antes, temos a Bênção de Ramos, data importante para o catolicismo. Já o Corpus Christi é celebrado 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (o domingo anterior é celebrado o Dia de Pentecostes). Logo Corpus Christi pode acontecer de 21 de maio até 24 de junho, este ano, será dia 16.
PEIXE
– Aproveitando que é a penúltima coluna da semana, já antecipo desejos de ótima Páscoa a todos, e, se puder recomendar apenas uma coisa, gostaria de pedir que não esqueça da parte espiritual desta data.
– Saboreie seu ovo de chocolate, compre seu peixe, colha sua macela (ou marcela), mas também vá à sua igreja, reflita com (seu) Deus, ou seja, não esqueça de parar, refletir no sentido da Páscoa. Não estou falando de religião, pois cada leitor tem a sua e respeito todas, pois são importantes, mas, sim, falo da parte espiritual, de tirarmos um momento para nossa própria reflexão.
– Dois Irmãos não tem feira do peixe como nos municípios vizinhos, mas não é preciso ir longe. Quem quiser peixe fresquinho, tem nas Águas da Olaria e também ali no Pesque Pague Wiest, que me lembre… Se tiver, também, em algum outro lugar por aqui, não me avisaram!
– Desejando a todos uma Feliz e Santa Páscoa, a mensagem positiva do dia, com a mensagem da Novela que o Abílio Diniz sempre fala: “Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, nem jamais penetraram no coração dos homens as bênçãos que Deus tem preparado para aqueles que O amam”. E, para sábado (14º dia): “Porque tudo aquilo que é gerado por Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé”, São Paulo.