Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel – 18/05/2022

18/05/2022 - 06h00min

Começo de conversa

Mauri Marcelo Toni Dandel

 

ZANZANDO
A ventania tirou todo mundo da rua ontem. Quando é que às 15 horas você sai na Av. São Miguel ou 10 de Setembro e vê somente um único carro trafegando na rua. Isso mesmo, por incrível que pareça, ontem aconteceu isso. Você olhava para um lado e só tinha carro estacionado, olhava para outro e nenhum carro rodando. Só na 10 de Setembro é que estava passando um carro naquele minuto. “No mas”, sem movimento algum na rua, sem carros rodando. Como dizia a tua avó, “não tinha ninguém zanzando na rua”!

 

AINDA BEM QUE CHOVEU?
Todo mundo sabe que quando chove o pessoal que organiza estas festas municipais não consegue nem dormir a noite. É muito investimento e a chuva pode levar, literalmente, tudo por água abaixo. Ainda mais que os primeiros frios assustam a gente. Mas o que se viu naquele sábado de Fest Feira e no último final de semana de Kartoffelfest é de cair o queixo. Chuva e frio e lonão lotado. No último domingo, então, com aquela garoa e o frio, não dava nem coragem botar o nariz para fora de casa e lotou a Festa da Batata.

 

PIADA
Nestas horas, a gente tem que fazer piada com a frase de um amigo nosso, das “antigas: “é bom que chova na nossa festa senão vem gente demais”.

 

CERRO LARGO
A coluna de ontem deu repercussão, recebi algumas mensagens de pessoas comentando que o fulano é de tal cidade, o beltrano é daquela outra e assim vai. Bem legal! Então, continuando a Começo de ontem, vamos cumprir o prometido e falar sobre duas cidades de onde temos muitos assinantes que vieram morar aqui. Cerro Largo é vizinha a Campina das Missões, município onde metade da população deve ter-se mudado para Dois Irmãos. A emancipação foi em 1955 e tem 14 mil habitantes; PIB per capita de R$ 52 mil e três faculdades (pólos). Terra do cardeal Odilo Scherer, bispo de SP, e também o vereador Darlei Kaufmann.

 

SANTO CRISTO
Santo Cristo faz divisa com vários municípios de onde temos muitos morando aqui em Dois Irmãos. Olha aí: Alecrim, Santa Rosa, Godói, Porto Lucena e Porto Vera Cruz. Também se emancipou em 1955, também tem prefeito do MDB (como Cerro Largo) e também tem 14 mil habitantes. O PIB per capita é R$ 34 mil e a Assembléia Gaúcha deu aos santo-cristenses o título de campeão na produção de suínos e leite. Deu um “Google” e nasceram em Santo Cristo dois deputados do PT: Bohn Gass e Tarcísio. Eu não sabia, mas é de lá o cabeleireiro Rudi Werner, que tem mais de 50 salões de beleza no Rio e outras cidades.

 

POSITIVA
A mensagem positiva do dia, enviada por “uma tia-avó do Zap”. Eu sei que estas mensagens no grupo da família ninguém olha, mas esta aqui é bem bacana e tem tudo a ver com nossa época e com esta ventania aí fora: “Muitas vezes as folhas caem, mas a árvore não morre. Ela suporta firme o inverno na certeza de que a primavera vai voltar trazendo folhas, flors e novos frutos. Por isso, não desanime diante das dificuldades. Deus está presente em cada estação da sua vida, mesmo que tuas folhas caiam, você permanecerá de pé, pois Ele sustenta tuas raízes”. Agora, se gostou, releia por favor e uma ótima segunda-feira, afinal, todo dia é segunda!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.