Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Não subestimem o vírus aqui em Dois Irmãos. Não é a toa que o mundo parou!

Hoje iniciamos pela mensagem positiva do dia: “As montanhas da vida não existem apenas para que você chegue ao topo, mas para que você aprenda o valor da escalada”. Enfim, vamos refletir, pois o coronavírus veio para nos ensinar alguma lição. Que aprendamos e possamos evoluir depois que tudo passar!

ALERTA

“Eu sou cidadão brasileiro e alemão, morei 14 anos na Europa, maior parte Munique, mas também Paris e Lisboa. Tenho amigos e familiares lá. A situação na Itália é realmente catastrófica em algumas regiões. Como a quantidade de doentes graves é maior do que o número de respiradores mecânicos, o médico tem que escolher quem vai se recuperar no menor tempo, o outro, infelizmente morre de insuficiência respiratória. Isto é fato”, esta é mensagem é de um leitor nosso, de ontem às 10h. Não é “fake news” da mídia, é alguém daqui, que está preocupado com a situação. E este amigo está assustado com a demora daqui em tomar uma atitude, tanto que nos pediu para fazer este alerta às autoridades regionais.

SE LIGA!

– Dois Irmãos tem cinco casos suspeitos. E quantos podem estar com o vírus sem apresentar sintomas?
– Por enquanto, ainda há testes para fazer em quem apresenta sintomas na região toda. Mas chegará o dia que nem testes terá e sequer saberemos se as pessoas têm ou não o vírus. Inclusive para mortes que, porventura vierem a acontecer.
– O fim de semana está aí, nada de lotar shopping ou beira de rio. Não adianta ser liberado do trabalho na semana e curtir o ‘findi’ na ‘muvuca’. Isso não é férias!
– Você vai continuar brincando com isso? Se você se acha o ‘fodão das galáxias’ (desculpe o termo) e faz piada, sabe quantos leitos tem nosso hospital? Umas 300? Pois bem, se tivesse 300 vagas, isso quer dizer que somente 1% da população poderia ficar doente ao mesmo tempo. O restante vai direto para o cemitério! Mas sabe quantos leitos tem? 62! Ou seja, só 62 leitos e se uma só pessoa se infectar e sair por aí distribuindo o vírus, já era!
– Então, se puder te pedir uma coisa: se resguarde com tua família, faz o que precisa na rua (por enquanto), almoço, janta, mercado, posto de gasolina, mas evite folia, aglomeração. Mas, se não precisar, fique em casa. É por alguns dias. Isso vai valer outro ali na frente. Prevenção é importante!
– Se não fosse algo gravíssimo, países europeus estariam há 30 dias trancados em casa. Se não fosse sério, Trump fecharia aeroportos!

CORONAVÍRUS

– Escolinhas (creches) da Fundação Assistencial fecharão por 15 dias, do dia 23 ao dia 6. São 1.350 crianças.
– A rede estadual está sem aulas. A rede municipal a Prefeitura tinha decidido continuar, mas voltou atrás, pois a região toda decidiu cancelar a partir de segunda.
– Seria possível o consórcio dos Municípios se unir e comprar equipamentos para fabricar álcool gel? É só um exemplo. É algo que não vai ser usado só agora…

RÁPIDAS

– Café Walachay não abrirá as portas neste fim de semana, nos avisou a Regina.
– Klaus Haus não abre neste ‘findi’ e ficará fechado sem previsão de volta.
– CTG Amigos da Tradição cancelou a domingueira com Serranos, que há tantos anos não se apresentava aqui.
– A Elaine que, quem precisar trocar os óculos não precisa sair de casa, basta ligar para a Brilhu´s no 3564-5610 que alguém vai até a casa da pessoa.