Coluna Dois Irmãos

O pleno emprego não vai prejudicar Dois Irmãos, fiquem tranqüilos

26/08/2021 - 08h00min

Começo de conversa
Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

PF
A Polícia Federal fez uma operação em Dois Irmão ontem de manhã e deu o que falar. Até doisirmonenses do outro lado do mundo estavam curiosos. A pergunta que mais rolava nos Whats era: “quem foi”? Com a palavra, a PF.

MUDOU
Mas na verdade, o que nós, cidadãos doisimonenses precisamos entender é que nossa cidade está gigante, recebeu muitos moradores da região metropolitana e, nem sempre, todos serão nossos conhecidos, para as boas e más notícias!

26

SEMPRE NO PIOR
Temos uma tendência ao vitimismo e a pensar no pior. Quando escrevi aqui, há três semanas, que Dois Irmãos e região viviam o pleno emprego, começou o ‘mimimi’. Recebi alguns parabéns por ter puxado o assunto. Muitos não tinham se dado conta de que fazia anos que não tinha carro de som na rua chamando funcionários para admissão imediata. Mas, muito mais do que parabéns, recebi gente questionando que se viessem multidões e multidões de gente, Dois Irmãos não iria suportar, que já tem fila nas creches, que a saúde já não dá conta, que isso e aquilo. Ouvi todos os “poréns” e apesar de concordar com alguns e discordar de outros, respeitei todas as opiniões. Porém…

VITIMISTAS
Temos uma tendência a pensar no pior. Infelizmente, somos uma geração de vitimistas! E isso não é uma crítica a ninguém, pelo amor de Deus!
Mas gostamos de nos queixar, cada um quer ter uma doença pior que o outro, cada um quer provar que sofre mais que o outro nas mãos do patrão (ou do vizinho ou algum familiar) e por aí vai.
Uma coisa é prudência e todos sabem que prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Outra coisa é sofrer por antecipação, isso é uma doença!
Anotem aí: sofrer por antecipação, por algo que não aconteceu e pode não acontecer, é uma doença. Sou leigo, mas é um sintoma da ansiedade e que desencadeia uma série de outras doenças. E isso deve ser tratado. Bueno, fechando parênteses…

 

 “LAMZAM”
Sou o cara que mais diz por aí “lamzam”. Acalme-se, vamos com calma! Prudência, às vezes, é bom, mas…

 

NÃO VAI ACONTECER
Voltando ao assunto, não vamos sofrer por antecipação. Alguns, quando leram que Dois Irmãos e região tinha vaga de “trabalho” (de trabalho, eu não disse “emprego”) pensaram: “e ‘se’ vierem multidões de famílias, vai faltar emprego, vai faltar creche, escola, saúde…”
Pois é, o fato é que “se” não existe. O tal “se vier” não aconteceu e pode não acontecer. Ah, “se” vierem ônibus lotados de venezuelanos e pessoas de fora para cá…
– “Se” vierem, mas isso ainda não aconteceu. “Se” começar a acontecer com freqüência, aí sim, moradores e autoridades precisam tomar providências. Ponto!

 

NÃO VAI ACONTECER
– E, sabe por que não vai acontecer isso? Porque o “pleno emprego” não é só em Dois Irmãos ou Herval. Felizmente tem vaga para trabalho em toda cidade, em toda região e em boa parte do país.
Com “coronga” ou não, as coisas estão indo muito bem na economia, só olhar ao redor.
– A mensagem positiva do dia, do Pablo: “Viemos para a Terra para viver um chamado de Deus, um propósito. E este propósito é como um sinal da operadora telefônica. Quando você se distanciar deste chamado, quando você parar de cumprir seu propósito, você vai ficar sem sinal”. Aí está um dos motivos pelos quais muitos não saem do chão em nenhuma área, andam em círculos ciscando igual galinha! Boa reflexão!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário