Coluna Dois Irmãos

Parabéns a Dois Irmãos por dar nome de mulheres às ruas

18/06/2021 - 11h45min

Dois Irmãos

Mauri Marcelo Toni Dandel

DIFERENTE
Fiquei sabendo que no sábado terá “uma inauguração de rua”. Vai ter um ato simbólico para batizar uma rua do Travessão com o nome de Anna Johann. O Vitório e o pessoal da Johannfest estão convidando o pessoal para o momento de colocação da placa, amanhã, às 15 horas, também conhecido como “3 da tarde”.
Se você não entendeu porque isso está no topo da coluna, o motivo é: quero chamar à reflexão duas coisas. A primeira: que bom que estamos dando o nome de uma mulher para uma rua. Se você não entendeu o comentário, olhe o mapa das cidades brasileiras em geral e vai entender o que estou falando.

PARABÉNS!
Mas não vamos problematizar o assunto, que isso é tema de esquerda x direita. Isso não é uma crítica, muito ao contrário, é um elogio porque tenho certeza que daqui em diante mais mulheres vão ser lembradas, professoras, catequistas, donas-de-casa, comerciantes, calçadistas, merendeiras e por aí vai. Só uma sugestão!
Isto posto, a segunda coisa: a Anna foi esposa do Guilherme Johann, que hoje dá seu nome à rua do Mercado Hortêncio.
Aliás, sábado passado era o Dia dos Namorados e a gente leu e viu muitas histórias. Em cima disso, não acredito que virar nome de rua seja o sonho de alguém “em vida”. Mas, já pensou quando você morrer, seu nome batizar uma rua e seu marido ou esposa dar nome à outra? É o que aconteceu ali no Travessão. Bacana, não acha? É a coroação de quem deixou um legado. E por falar nisso, o casal teve 13 filhos, 67 netos e mais de 50 bisnetos. Que história bacana!
Aposto contigo que há mais dezenas de casos aqui em Dois Irmãos e que merecem esta nossa lembrança.

COLUNA DOS PARABÉNS
– Você já conhece o Biergarden da Hunsrück. Se ainda não, hoje é o dia. Ou amanhã, ao longo do dia. Até rimou!
– Por falar no Travessão, dia 8 foram três anos da reinauguração do Mercado Hortêncio. Apareceu a lembrança, com a foto do Carlão discursando. Sucesso!
– Para quem procura trabalho, a Vidativa está selecionando pessoa para cuidar da piscina, apenas no turno da manhã. E o Diário seleciona vendedor externo e auxiliar de repórter.
– Dia 20 tem o projeto Cultura na Praça do Imigrante. Agende-se!

QUE COISA, NÃO?
Você viu a “notícia” nos grupos de Whats de um lobisomem aqui no RS? E tem gente acreditando… No áudio diz que é em Itapuã perto da lagoa, então, deve “ser verdade”, até porque dizem que na Lagoa dos Barros (ao lado da Free Way) tem uma civilização escondida no fundo. Sabia?
É claro que este comentário é uma brincadeira! Os caras inventam cada coisa! Mas pior que os vídeos e os áudios parecem reais. Se bem que tem gente que jura de pé junto que lobisomem existe. Eu não acredito, mas não tenho nada contra quem acredita. Vai saber também neste mundão de Deus…
– Depois desta, tem que encerrar a coluna mesmo. Mas não é por falta de assunto, é só pra descontrair. Enfim, a mensagem positiva do dia: “Quem não põe semente na terra não colhe”. Se você quer colher um futuro melhor, plante, que nada cai do céu, a não ser a chuva.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário