Coluna Dois Irmãos

Secretários precisam se demitir para concorrer. Não é licença, é demissão. E a quem interessa “casinhas de cachorros” em Dois Irmãos?

10/03/2020 - 11h30min

Atualizada em 10/03/2020 - 13h36min

Na sexta-feira comentamos sobre secretários que precisam se exonerar do cargo se quiserem concorrer na próxima eleição. Exonerar quer dizer que o cidadão tem que se demitir, não se trata de tirar uma licença e depois voltar. Não! Ou seja, o cara pede as contas, cai fora. Depois da eleição só volta ao posto se a prefeita quiser. Há quatro anos tivemos um caso assim, onde a prefeita não quis e deu algum “quiprocó”…

MUDOU

Houve um tempo em que este período não mudava nada na Prefeitura. Por exemplo, nos idos de 2000 a 2008, qual CC do primeiro ou segundo escalão saiu do cargo para concorrer? Arriscaria dizer que nenhum, mas nossa memória pode dar uma de Lula ou FHC, que traíram o povo brasileiro (cada um do seu jeito), e nos trair. Talvez um ou outro. Mas agora, a lista é maior, bem maior, conforme citamos na sexta.

DEBATE

– Há um debate na cidade sobre a altura dos prédios. A votação do plano diretor já ocorreu, mas a altura de edifícios é um assunto que sempre vai ser debatida. Em tempos idos, inclusive, se debatia que tipo de fachada Dois Irmãos deveria adotar para seus prédios.
– Causa nos estranheza que agora, depois de algum edifício pronto, se questione sobre ter apenas 50m2. Ora, se hoje o prédio está pronto e deve ter levado uns dois anos para construir e mais uns dois para ser aprovado na Prefeitura, então, este debate deveria ter ocorrido em 2015. Se bem que ainda há tempo para avaliar e refletir sobre o futuro…

CASA DE CACHORRO

Mas há algo ainda mais curioso. Vamos voltar no tempo e lembrar que, quando saíram aqueles apartamentos do Minha Casa Minha Vida no São João tinha vereador chamando de “casinha de cachorro” porque não tinha condições mínimas para uma família morar e tal e tal, porque só tinha 50m2. Segundo ele dizia, era ele, não nós!
O tempo passou e o que está acontecendo agora? Iniciativa privada fazendo algo parecido. E não estamos criticando aqueles acima de 50m2 ou quase “60 e poucos” metros quadrados…
É a lei do mercado, oferta e procura, se tem demanda cria-se a oportunidade? E, para Dois Irmãos, é importante isso? Enfim, falaremos mais oportunamente, mas não entenda este comentário como crítica ou elogio ou defesa destes projetos, apenas estamos trazendo a luz…

RÁPIDAS

– Domingo as três da tarde o termômetro da Irineu Becker marcava 40 graus. No celular, era 32. Larguei!
– Se for chover apenas domingo e a chuva de domingo não “for chuva de escorrer”, comecem a economizar água desde já. Quem ainda não começou, pelo menos…
– Estamos finalizando o caderno de aniversário de Morro Reuter. Quem quiser colocar sua marca ou sua mensagem também precisa se apressar. Aliás, neste caderno vamos abrir a cápsula do tempo e divulgar quem os 20 entrevistados do passado chutaram que seria o prefeito em 2020. É de cair os butiás, só um ou dois acertou.
– A mensagem positiva do dia de Jeff Bezos, dono da Amazon: “Vemos nossos clientes como convidados para uma festa, e nós somos os anfitriões. É nosso trabalho diário fazer cada aspecto da experiência do cliente um pouco melhor”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário