Coluna Dois Irmãos
Veja o que atiçou a curiosidade das pessoas ontem no Centro de Dois Irmãos
Começo de conversa
Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
AMPLIAÇÃO
Passei por uma avenida do Centro e vi uma empresa ampliando sua estrutura. De uma sala comercial, vai ampliar para duas. Fico feliz quando vejo isso acontecendo, principalmente porque é sinal que o proprietário quer investir seu dinheiro aqui, gerando mais empregos e impostos aqui. Digo isso porque poderiam investir seu dinheiro longe e não teria problema algum, afinal, o dinheiro é deles. Mas preferem manter a grana circulando aqui. Está na hora da gente reconhecer isso, da sociedade aplaudir quem trabalha e quem investe. Parabéns!
SOCORRO
Na segunda-feira, uma cena inusitada: populares vinham ao Diário “avisar” que tinha um cidadão desacordado do outro lado da rua. Gerou uma mobilização aqui em volta, ligação para o Samu (caiu na ‘central’, acho que na capital) e é tanta pergunta que desistimos. Até porque, descobrimos que não se tratava de um ataque epilético, como alguém tinha sugerido. Uma comerciante apontou uma garrafa de cachaça um pouco distante. Pronto, desfeito o mistério, talvez as pernas não suportaram o peso do corpo e… E ali ficou!
NÃO PODE
– Bueno, fazer o quê? A gente sabe que, por alguma lei, ninguém pode “recolher alguém à força” na rua. Um celular ligando para os bombeiros, outro para Emergência, cuja atendente mandou ligar nos bombeiros. Aí um curioso sugere ligar para o prefeito, quando vieram as ambulâncias e o cidadão foi socorrido.
– Aí vem um curioso e diz: “se fosse um cachorro abandonado já tinha alguém vindo socorrer”. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, cada qual cuida do seu serviço.
– No “aperto” todo mundo tem pressa, mas acho que o Elon Musk ainda não inventou nada para ambulâncias se ‘tele transportarem’ em segundos do quartel para o local da ligação.
– Enfim, o motivo do comentário é o seguinte: na pessoa do Cleomar, nosso elogio ao Samu. Na pessoa do Cavalheiro, nosso elogio aos bombeiros. Se fosse em qualquer cidade maior, aquele tiozinho iria ficar ali até “se curar”. Ninguém ia fazer nada!
– Alguém vai dizer: “tu tá elogiando os caras que só fizeram a obrigação”. Não, eles poderiam não ter vindo e estariam na razão. Elogio porque muita coisa poderia ter acontecido, inclusive um atropelamento; depois seria tarde. Sem contar a aglomeração, pois não é todo dia que tem alguém deitado no chão, em plena São Miguel. Então, o melhor foi feito, a decisão mais correta e por isso deixo o registro. Somos uma cidade diferente, inclusive por isso! Parabéns! Ah, e não faça isso em casa…
RÁPIDAS
– Pessoal reclamando do mau cheiro de uma boca de lobo na esquina da 25 com a travessa Mario Sperb, a do teatro.
– A inauguração do museu Manto Tricolor em Nova Petrópolis foi adiada para o dia 3. O convite é do proprietário, Alan Renz.
– Quando será que voltaremos a ter o Municipal de Futebol por aqui? Sai Covid!
– Alô governador, vamos ou não poder ter Semana Farroupilha?
– Por fim, a mensagem positiva do dia é do alemão Goethe, o escritor e cientista Johann Wolfgang Von Goethe (leia-se ‘guêti’): “Quem é firme em seus propósitos, molda o mundo a seu modo”.