Coluna Estância Velha

Coluna: o favoritismo do PSDB nas eleições 2020 em Estância Velha

19/11/2020 - 09h58min

Por Jéssica Ramos

A área de Exatas nunca foi minha preferida, o que influenciou, inclusive na escolha do curso na faculdade. Porém, como dizem os professores, praticamente tudo o que estudamos no currículo do Ensino Fundamental e Médio, em algum momento da vida, terá proveito e, nesta semana, a calculadora foi minha aliada (junto ao colega Felipe Faleiro – grata) para alimentar minha curiosidade a respeito de alguns dados sobre as eleições deste ano em Estância Velha. O que os cálculos revelaram? O favoritismo, tanto da coligação PSDB e PTB, quanto dos candidatos a vereadores do PSDB.

Movimento

Ontem transcrevi uma entrevista com o vereador mais votado, em Estância Velha, nesta eleição. Filho do ex-prefeito, José Waldir Dilkin, João Gabriel Dilkin também comunica muita informação a respeito da eleição deste ano e sobre a movimentação do partido (PSDB) na cidade. Isto porque Dilkin tem apenas 20 anos, o que demonstra que a sigla tem investido em sua “base”, formando jovens e carismáticos candidatos. E não é de hoje, afinal de contas, o prefeito eleito, Diego Francisco, também foi parlamentar mais jovem e o mais votado nas eleições de 2016. Além disso, nesta eleição, os três vereadores mais votados do município são do PSDB. O segredo, talvez não esteja, apenas, dentro do partido – como Dilkin mesmo afirmou, associando a conquista ao exemplo que recebeu do pai – mas, sem dúvida, o movimento que a sigla tem feito, especialmente, junto à juventude estanciense, é digno de atenção.

Consideração

Outro dado interessante sobre o resultado que o PSDB obteve nas eleições de Estância Velha neste ano diz respeito ao percentual de votos dos candidatos a vereador da sigla. O partido arrematou mais de um quarto dos votos totais direcionados a candidatos. Ou seja, sem considerar brancos e nulos. Em números, foram 6.277 votos, 26,24% do total. É, ou não é, uma movimentação interessante?

Executivo

As somas do Executivo também revelam informações consideráveis sobre a eleição 2020 na cidade e, novamente, destaque para o PSDB. Isso porque, se considerarmos que todos os eleitores que votaram em vereadores, ou do PSDB, ou do PTB, também votaram na coligação para assumir o prefeito, os eleitores do PSDB tiveram quase 60% de influência no resultado. Foram 6.277 votos a candidatos do PSDB, e 3.876 votos para os do PTB. Além disso, se mantivermos a hipótese, o número de votos que a coligação fez também revela que 471 eleitores, que votaram em candidatos a vereadores de partidos alheios à coligação, ajudaram a eleger a coligação para prefeito.  Ou seja, não foram apenas os candidatos à vereança da coligação que “puxaram” votos para eleger o Executivo. Que compromisso assume o novo prefeito em 2021!

Expectativa

A Câmara de Estância Velha diminuiu, em 22 anos, a média de idade dos vereadores eleitos para a próxima gestão. No setor privado, o movimento representa o mesmo que entregar um dos principais setores de uma empresa, de 56 anos para um grupo de executivos composto por, pelo menos, quatro pessoas dentre 20 e 23 anos. Que reflexos terá a mudança? – Muita expectativa a respeito.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário