Coluna Estância Velha
Estância Velha: Centro Covid, sem energia, recicladores, matrículas
Leila Ermel – [email protected]
Centro Covid
O local do Centro Covid deve ser alterado nos próximos dias. A intenção da prefeitura é de iniciar os atendimentos no novo endereço já em fevereiro. O principal motivo da alteração é o calor intenso que tem sido submetidas as pessoas que procuram o lugar em busca de atendimento, juntando a isso o fim do contrato de locação com a Comunidade Católica. Desta forma, unindo as duas situações, foi tomada a decisão. Com isso, o novo espaço será preparado e adequado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 420/426, onde estava a Farmácia Hamburguesa. A disponibilidade de novo ambiente vem de encontro aos pedidos da comunidade, que estavam enfrentando estes dias de altas temperaturas em um ginásio adaptado para receber o Centro Covid.
Sem energia
Já está cansativo ter que tocar no assunto diariamente. Mas, nos últimos dias, não tem como ser diferente. Basta um vento mais forte ou uma chuva que pronto, foi-se a energia elétrica. Cada dia mais casos, mais pessoas afetadas e mais danos. Enquanto isso, a concessionária responsável, a RGE, nada de dar uma solução definitiva e eficaz para este calvário. A questão nem é isso ocorrer durante os temporais, isso até seria compreensível se acontecesse em momentos pontuais, somente em casos extremos. Mas não, basta o vento pensar e chacoalhar as árvores, fim da energia. Sem falar nos postes sucateados, outros caindo e fios então em situação precária. Creio que passou do momento de algo ser feito de fato. Aguardando por dias melhores.
Recicladores
Apesar de breve, a chuvarada do dia 26 deixou grandes estragos em Estância Velha. Chuva de granizo e destelhamentos foram registrados. Mas o fato mais lamentável, entre tantos, foi o ocorrido na central de triagem de resíduos localizada no Campo Grande. Os estragos foram grandes, a princípio parece que somente a parte das esteiras ficou com o telhado mantido, o restante destelhou ou foi destruído. A situação das famílias dos recicladores que atuam no local ficou complicada, pois desta forma não poderão realizar seu trabalho e, consequentemente, não obtém recursos financeiros. Sabemos que a previsão da secretaria de Obras é realizar consertos necessários no local. Esperamos que tudo consiga ser restabelecido e que colaborem com os recicladores que atuam na cooperativa, que precisam de apoio.
Matrículas
A Semec abrirá a partir de 1º de fevereiro, um período para novas matrículas e para a transferência interna de escola, para alunos já matriculados na rede municipal. Já as novas matrículas no Ensino Infantil (B1, B2, M1 e M2) acontecem de 1º de fevereiro a 3 de março. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/matriculaedinfantilev. Enquanto que as novas matrículas no Ensino Fundamental (pré-escola e do 1º ao 9º Ano) se estendem até 30 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/matriculaedfundamentalev.