Coluna Estância Velha
Estância Velha: ecopila, futuro, paciência, animais e reinventar
Leila Ermel – leila@odiario.net
Ecopila
Os vereadores Décio Hansen, Beti Griebeler e Yuri Campos estudam a possibilidade de implantar na cidade um sistema de reciclagem, nos moldes do programa Moeda Social Ecopila. A indicação por eles elaborada foi apresentada na sessão da Câmara, e os edis já se reuniram com representantes da Montepel, de Montenegro, empresa responsável pelo sistema naquela cidade, para aprofundar conhecimentos sobre o tema. Uma forma de incluir educação ambiental e preservação ambiental na comunidade, além de ensinar a trocar o lixo por esta moeda de troca.
Futuro
A indicação dos vereadores tem um futuro promissor, se for analisada, bem planejada e contar com a real integração e engajamento da comunidade, do Poder Público e das empresas que farão parte do sistema, responsáveis pelo sistema de troca do Ecopila. Assunto a voltar neste espaço.
Live
A live realizada pelo prefeito e pelo secretário de Educação sobre a Volta às Aulas apresentou algumas explicações para a comunidade, destacando que nos dias 17, 18 e 19 serão realizadas reuniões virtuais com pais e responsáveis, para alinhavar então as diretrizes de como será o retorno dos estudantes à escola. O contato será feito pela direção da escola, seja pelo WhatsApp ou pelo e-mail institucional que todos alunos têm.
Paciência
Para este início de ano letivo, com tantas mudanças, desafios e a própria pandemia, é necessário a paciência e engajamento de todos. Como será? Isso vai ser definido conforme a realidade de cada escola, pois cada um tem suas particularidades, são totalmente diferentes. O jeito vai ser construir um método que seja adequado a cada escola.
Diretora
A Escola Nicolau Anselmo Wecker já tem definida a nova direção. A professora Bianca Pires irá assumir o cargo, passando a dirigir esta grande escola. Nos últimos 4 anos esta função era conduzida pela professora Vanisse Nedel. Sucesso a ambas no retorno às aulas e na trajetória da educação. Em breve novas direções e coordenações devem ser confirmadas e divulgadas.
Animais
Na tarde de ontem foi realizada uma etapa da Operação São Francisco IV, com o objetivo de combater maus-tratos a animais. A Polícia Civil informou que foram apreendidas 4 gaiolas, 1 alçapão, 9 aves e 2 cães. O proprietário da residência não estava no local no momento da ação. Mais uma prova da maldade humana.
Reinventar
Muitas empresas, comércios, restaurantes e afins tiveram problemas e dificuldades neste longo período de pandemia. Alguns tiveram que reduzir atendimentos e colaboradores, outros fecharam para se adequar, enquanto houve aqueles que encerraram as atividades. Boas novas para a cidade. No próximo dia 22, a Pão de Trigo reabre o almoço em seu restaurante, com muitas novidades. O jeito é se reinventar e buscar novos atrativos. Sucesso.