Coluna Estância Velha
Estância Velha: farmácia solidária, doações, exemplo, avanço, 18 anos, nos postos, financeira, Schneidershaus
Leila Ermel – leila@odiario.net
Farmácia Solidária
Cumprimentos aos vereadores Gabriele Martins e Yuri Campos, que tiveram o projeto para implantar o Programa Farmácia Solidária aprovado pelos demais colegas. Com esta aprovação, a criação deste espaço poderá trazer grandes benefícios à comunidade, principalmente àqueles que não tem condições de adquirir certos remédios pela questão financeira. Uma medida mais que necessária, afinal muitas pessoas têm medicações que sobraram de tratamentos e não sabem que destino dar. Enquanto existem outras que precisam de remédios e não têm como comprar.
Doações
Com a Farmácia Solidária o município poderá receber doação de medicamentos, incluindo amostras grátis ou cartelas vindas da população, de clínicas e de profissionais da saúde, além de empresas do segmento farmacêutico. Além de poder distribuir posteriormente para moradores de baixa renda que se enquadrem nos quesitos para tal.
Exemplo
O município vizinho de Ivoti já serve de modelo para várias cidades, desde que implantou sua Farmácia Solidária, tendo distribuído uma significativa quantidade de remédios aos seus munícipes. Criar este espaço aqui no município é mais uma forma de oferecer um serviço complementar de assistência farmacêutica, podendo ainda dar destino correto a remédios que muitas vezes eram dispensados de forma errada.
Avanço
Hoje, 12, os postos de saúde avançam na imunização contra a Covid e vacinam moradores de 23 anos ou mais, no período das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Já os postos do Bela Vista, Floresta e Rincão Gaúcho atendem até às 20h, com horário estendido da Saúde do Trabalhador.
18 anos
Já na sexta-feira, 13, começam a ser vacinadas pessoas de 18 anos ou mais, no drive-thru noturno, que acontecem no pátio da Semec, das 17 às 20h30.
Nos postos
Para que não tiver conseguido aproveitar esta oportunidade, procure o posto de saúde de referência na segunda-feira, 16, para se vacinar enquanto tiverem doses disponíveis.
Financeira
O vereador Douglas Bitencourt apresentou mais uma indicação inteligente. Ele sugeriu a implantação, no currículo escolar, de Educação Financeira. Com certeza uma disciplina que traria muitos benefícios e conhecimento qualificado. A justificativa já diz tudo, visa desenvolver uma geração de conhecimento de finanças, tratando em sala de aula assuntos importantes.
Schneidershaus
Queria ter citado ontem, mas é com saudosismo que comento o encerramento das atividades do Comercial Schneidershaus. São 65 anos de histórias, de muito trabalho, muito empenho ao comércio e aos clientes e amigos. Muitas pessoas passaram por ele e deixaram sua marca. Eu lembro bem, desde pequena, o quão era legal ir lá no Wuni, depois ter a filha dele, Andreia como minha colega, mais adiante ter acompanhado por muito tempo a dedicação da família, do Tarcísio, enfim de todos que fizeram esta caminhada. Um ciclo que se fecha no momento escolhido e planejado por eles. E que deixa marcas e lembranças satisfatórias na comunidade. Gratidão Schneidershaus.