Coluna Estância Velha

Estância Velha: fios, superação, luzes, lixo, circo

30/09/2021 - 06h10min

Atualizada em 30/09/2021 - 10h19min

Geraldo Heylmann

 

Fios

Após o centro de Estância Velha ter ficado a tarde inteira sem energia elétrica na tarde de segunda-feira devido a troca de postes, o que gerou grande revolta entre empresários, nem tanto pela falta de energia mas, por não terem sido comunicados com antecedência, na terça-feira, dois caminhões que circulavam pela Avenida Sete de Setembro, se enroscaram nos fios, que estavam muito baixos, provocando novo apagão e nova ira dos comerciantes, que em certos casos, tiveram que encerrar o expediente, causando prejuízos. Na tarde de terça-feira e quarta de manhã, várias equipes das empresas de telefonia trabalharam intensamente para reparar os estragos. Os prejuízos maiores foram destas companhias.

Superação

Uma empresa de eventos estava concluindo as obras do prédio onde seria instalado um salão de festas no mesmo dia em que ficou decretada a pandemia do covid 19. Foram muitas despesas acumuladas e sonhos adiados. Felizmente, depois de um ano e meio, finalmente puderam iniciar suas atividades. Trata-se do Chalé Festaki, situado à Rua Germano Dauenheimer, no Bairro União. Esta é uma prova de superação e, faço votos que a partir de agora as coisas fluam normalmente. Parabéns pela perseverança.

Luzes

Ontem fiz um tópico na coluna sobre as luzes instaladas no prédio da Câmara de Vereadores, que trocavam de cor a cada instante. Segundo informações de pessoa ligada ao Legislativo, o objetivo das luzes era conscientizar as pessoas quanto às campanhas de saúde. Por exemplo, durante o mês de outubro, as luzes era para serem da cor rosa, em alusão ao Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Em novembro deverão ser na cor azul, em alusão à campanha do câncer de próstata e assim por diante. Devido a um problema técnico, as cores iam mudando constantemente. Então está explicado e estas luzes fazem sentido.

Lixo

Um dos grandes problemas mundiais hoje é o lixo eletrônico. Em Estância Velha não é diferente. Com o avanço das tecnologias e os baixos custos de aparelhos novos e, o alto custo no conserto nos aparelhos, torna-se vantajoso, muitas vezes, descartar o aparelho velho e adquirir um novo. Estes aparelhos deverão ter um destino adequado. Para auxiliar na destinação destes equipamentos, a Prefeitura Municipal instalou um posto de coleta junto à Secretaria de Obras, onde os moradores poderão levar seu material. Quem tiver uma grande quantidade de aparelhos, poderá agendar por watts pelos fones 98416-9301 ou 99614-1892, que o pessoal vai recolher no local.

Circo

Sei que a maioria das pessoas não se interessa pelo assunto, mas nos afeta, é a CPI da covid, que está em andamento na Câmara Federal. Acho que já são mais de dois meses que está rolando esta comissão e, com certeza não vai chegar a lugar nenhum. Vai virar em pizza. É um verdadeiro circo, promovido com dinheiro público. Se no final das contas punissem os culpados, se justificaria o investimento. É um investigado chamando o outro de vossa excelência. Me poupem.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário