Coluna Estância Velha
Estância Velha: foi bom, alegria, expectativa, realeza, solidário, homenagem
Leila Ermel – leila@odiario.net
Foi bom
<10>Hoje tomo um pouco deste espaço com um sentimento de bem-estar. Foi bom ter acompanhado um pouco do Kerb online, ter trabalhado na live transmitida pela Rádio Ivoti e Odiarionet ontem, 25. Foi possível ver o envolvimento de pessoas querendo valorizar a cultura, a tradição e a união que este festejo tanto proporcionou ao município. Gratificante acompanhar o Drive Thru do Früshtück, que reuniu quase tudo o que o evento traz, faltou apenas o público, representado então pelas pessoas que foram buscar seu kit e recebiam em seu carro.
Alegria
Momentos de alegria são sempre bem-vindos e fundamentais. E por alguns dias Estância Velha conseguiu usar da alegria, da tradição, da cultura e da iniciativa de inovar, realizando um evento diferente, com muitas transmissões ao vivo e com todos cuidados exigidos nos protocolos sanitários. Foram momentos de acalento, de valorização à cultura, à tradição, de trazer à tona o que realmente simboliza do Kerb, as reuniões em família, a fé, troca e uma oportunidade de ver um evento grandioso, se fazer presente de forma mais singela, virtual, porém, deixando seu recado.
Expectativa
Com certeza a expectativa de todos é de que tudo passe. Em breve voltemos ao normal. Que em 2022 os festejos possam voltar a reunir a comunidade e visitantes. O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Gilberto Müller, destacou a vontade de encontrar um local adequado para a realização do festival com muitas novidades.
Realeza
Simpatia, generosidade, atenção e muita alegria, foram características que marcaram a passagem dos Casais Rei do Kerb Cláudio e Claudete Engelmann (2019/2020) e do atual Jordão e Elisabete Cremonese. Nos dias em que antecederam e no decorrer da programação do Festival de Kerb, a participação e engajamento deles deu um brilho todo especial. Cumprimentos a eles e a comissão organizadora pela escolha.
Solidário
Um solidário e animado Drive Thru de Früshtück. Música com bandinha típica, grupo de danças Deustche Seele, Casais Reis do Kerb, organizadores, autoridades, bonecos alusivos Kerbelino e Kerbelina, mas o mais importante neste caso foi a participação da comunidade, que se engajou na aquisição dos kits comercializados. Foram 350 cartões vendidos. O lucro será revertido ao Hospital Getúlio Vargas e ao Grupo de Escoteiros Jean de Lery.
Homenagem
Além de prestigiar os profissionais da saúde, um lar de idosos e várias lives, a comitiva fez uma homenagem especial no domingo, a uma moradora do bairro União. Dona Maria Alzira Medtler comemorou seus 93 anos no dia 24, mas recebeu um presentão, a visita do grupo em sua casa. Como uma fã do festival de kerb recebeu uma homenagem à altura.