Coluna Estância Velha

Estância Velha: Hospital, buracos, valas, polêmica, polêmica I, cuidados

06/08/2021 - 06h10min

Sessão da Câmara teve audiência presencial em virtude de emendas sobre precatórios (Crédito CMEV)
Geraldo Heylmann
Hospital

Nesta semana o Município recebeu uma ótima notícia pois, a partir de agora o Hospital Municipal Getúlio Vargas passará a receber um adicional do Governo do Estado no valor de R$ 112.560,00 mensais, de um total de R$ 1.125.600,00, através do programa ASSISTIR, do Governo do Estado. Estes recursos serão recebidos em 10 parcelas, sendo que a primeira parcela deverá ser recebida somente em outubro.

Buraco
Ontem citei na coluna sobre o buraco que tinha sido aberto na parada, em frente a Padaria Arte e Sabor, na Avenida Presidente Vargas, já teria sido consertado, mas ao verificar a situação, o Diretor de Obrar verificou que a demanda era maior do que imaginava, sendo que, teve que ser construída uma caixa de inspeção e trocados dois canos de esgoto, que estavam deteriorados. Até o fechamento da coluna os operários ainda estavam trabalhando no local. Situações como estas, com encanamentos quebrados e erosões no sub- solo são frequentes, o que gera perigo de acidentes.

Valas
Em virtude das obras que estão sendo realizadas pela CORSAN na construção da Estacão de Tratamento de Esgoto, nesta semana deveriam iniciar os serviços para a instalação dos tubos na Rua 1º de Maio, entre a Avenida Campo Grande e a ponte do Arroio Portão mas, até ontem ainda não haviam iniciado. Mesmo assim, os usuários da Av. Campo Grande deverão ficar alertas, pois deverá haver alterações no fluxo do trânsito.

Polêmica
Nesta semana foi votado um projeto que deu muita polêmica. Trata-se do projeto que envolve os precatórios e duas emendas haviam sido apresentadas, que geraram muitos comentários dos espectadores durante a transmissão da sessão, principalmente dos funcionários públicos pois, este projeto dizia respeito principalmente a eles. Há tempos atrás eu sempre acompanhava as sessões da Câmara pessoalmente e, quando chegava no plenário, e este estava lotado, podia contar que estava na pauta um projeto que interessava ao funcionalismo público. Quando o projeto tinha acabado de ser votado, o plenário esvaziava.

Polêmica I
Sei da importância do funcionalismo público, mas uma cidade não é composta só de funcionários públicos. Sei também que prefeitos anteriores empurraram este abacaxi dos precatórios com a barriga, e agora a coisa estourou. Acho que é momento dos credores cobrarem os que lhes é devido mas, têm que ter a consciência que o mundo não gira só em torno deles. O bom senso deve prevalecer. Não se deve prejudicar mais de 40 mil munícipes, deixando-os desassistidos, para favorecer menos de 10 mil servidores. Na minha opinião deverá prevalecer o diálogo e o bom senso.

Cuidados
Mais um final de semana se aproxima e devemos redobrar os cuidados quanto ao corona vírus. Agora, que o bicho está quase dominado, não baixemos a guarda, continuando a tomar todas as medidas de proteção, usando máscara, principalmente em ambiente fechado, usando álcool em gel e evitando aglomerações desnecessárias e festinhas clandestinas.

Bom final de semana a todos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário