Coluna Estância Velha

Estância Velha: motoristas, vacina, auxílio, pênaltis, obras, Copa

09/06/2021 - 06h10min

Geraldo Heylmann

 

Motoristas

Segundo a Vigilância em Saúde, ontem iniciou a vacinação contra o Covid 19, de motoristas de transporte coletivo, cobradores, motoristas de vans, entre outros profissionais. Basta ir a um posto de Saúde, levando a carteirinha de vacinação e comprovante da função. Além desta categoria, iniciou também a vacinação de pessoas com hipertensão leve, ou seja, que tomam somente um tipo de medicação.

Vacina

Até o momento, Estância Velha já aplicou 17.660 doses do imunizante, sendo 12.916 com a primeira dose, o que corresponde a aproximadamente 26% da população, enquanto 4.744 já receberam as duas doses, perfazendo  em torno de 9,5%. Hoje inicia a imunização de pessoas com 54 anos, ou mais. Nas últimas 24 horas o Município registrou mais 34 novos casos e um óbito. No total até agora, Estância Velha registra 126 óbitos, 4.814 casos  confirmados, e 4.454 curados. Mesmo com a redução no número de casos, não é momento de facilitar. Vamos seguir todos os protocolos.

Auxílio

O Governo do Estado está liberando um auxilio emergencial para as empresas do ramo de alimentação, alojamento e eventos, cadastradas no Simples Nacional, no valor de R$ 2.000,00. Sabe-se que este valor é insignificante diante das perdas que estes segmentos tiveram durante este quase um ano e meio de pandemia. Mesmo não sendo muito, vai aliviar um pouco a situação. Interessados em obter o benefício, poderão acessar auxilioemergencialgaucho.rs.gov.br  e se inscrever. O prazo de inscrição encerra dia 21 de junho.

Pênaltis

O Departamento de Desportos, em parceria com o SESC, está organizando um torneio de pênaltis, que será realizado nos dias 27 de junho e 4 de julho, no campo do Estância FC. Interessados em participar deverão se inscrever junto ao departamento e, o custo da inscrição é  2 quilos de alimentos não perecíveis. Quem está com saudades de desenferrujar as canelas, deve se apressar, pois as vagas são limitadas.

Obras

Já foi meio ano da nova Administração e ainda não vimos quase nada em matéria de obras com recursos próprios do Município. Até o momento,  obras de grande porte, somente a pavimentação da Rua Portugal, que foi feita com recursos do Governo Federal e da sobra da Câmara de Vereadores. Sabe-se que em todo início de mandato leva um tempo até as melancias se ajeitarem, mas a gente já está ouvindo murmúrios por aí. Com certeza, neste segundo semestre algumas obras mais vultuosas deverão surgir.

Copa

Um assunto que está circulando em todas as rodas, bem como na Imprensa em todo País, é a realização da Copa América no Brasil. Os defensores do torneio justificam que vários campeonatos estão sendo realizados e porque a Copa América não poderia? Há uma grande diferença. A diferença, na minha opinião, é que nos jogos da Libertadores, as equipes viajam um dia antes do jogo e se concentram nos hotéis e dali vão direto ao campo. No Campeonato Brasileiro, a mesma coisa. Na Copa América, teremos jornalistas de todo o mundo, as seleções, exceto da Argentina, ficarão no Brasil durante todo período de duração do torneio, e com certeza não vão ficar só no hotel. Podem até me chamar de Comunista, ou esquerdista, mas esta é minha opinião.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário