Coluna Estância Velha

Estância Velha: mutirão, Choppão, roçadas, rótula, virtuais, normal e inverso

19/04/2021 - 06h15min

Festival de Kerb online terá programação especial (Crédito Leila Ermel)
Geraldo Heylmann

 

Mutirão

Não se esqueçam que nesta quarta-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, acontece a primeira etapa do projeto Ame Estância. Nesta etapa acontecerá a revitalização da Praça 1º de Maio e os canteiros da Av. 7 de Setembro. Os organizadores esperam em torno de 50 voluntários.

Choppão

Algumas pessoas já me questionaram se não haverá aglomeração durante a live da Banda do Choppão. Vale lembrar que live não é de forma presencial, mas sim, nas redes sociais. Até pode ser que alguns grupos se reúnam para curtir a banda, mas deverá ser seguindo os protocolos, usando máscara, mantendo a distância, sem aglomerações. Vale a consciência de cada um, pois o vírus está ai e todo cuidado é pouco.

Roçadas

Incrível como cresce o mato nesta época do ano, mas este crescimento está com os dias contados. No mínimo três vezes durante a nova administração foi feita roçada nas mais diversas ruas da cidade e, quando se vê, a grama já está alta de novo. Com o calor diminuindo, o crescimento também vai diminuindo.

Rótula

Na sexta-feira aconteceu mais um acidente no acesso ao bairro Rincão Gaúcho, em frente à subestação da RGE, confirmando mais uma vez a necessidade da construção de uma rótula na bifurcação da Av. Presidente Vargas, com a rua Adriano de Quadros Bittencourt. No acidente de sexta-feira, um veículo aguardava no retorno do canteiro central para ingressar no bairro, quando foi atingido na sua traseira por um outro carro que não conseguiu parar.

Virtuais

O Departamento de Desporto abriu inscrições para os jogos escolares, que em virtude da pandemia, serão realizados de maneira virtual. Vale a iniciativa, mas não sendo de maneira presencial, perdem um pouco a graça, assim como acontece com os jogos de futebol. Você assistir na televisão não tem a mesma emoção que assistir num estádio. Para os atletas também não deverá ter muita graça sem o barulho da torcida incentivando. Mas, neste momento, em que não pode haver aglomerações, qualquer iniciativa é válida, para levar pelo menos um pouco de entretenimento à população, mesmo que seja de maneira virtual.

Normal

Até dias atrás muitas pessoas ainda estavam apreensivas com a situação. Muitos achavam que estava acontecendo algum afrouxamento nos protocolos até a Páscoa, e depois voltaria a fechar tudo. Já passaram duas semanas e a gente sente que aos poucos as coisas estão voltando ao normal. Inclusive, aqui em Estância Velha, podemos perceber que novos empreendimentos estão sendo abertos. É lógico que ainda estamos longe da normalidade, mas já é um alento. Apesar de estarmos voltando à normalidade, não quer dizer que podemos baixar a guarda quanto ao vírus. Aí é que mora o perigo.

Inverso

Até uns 30 ou 40 anos atrás, as empresas podiam trabalhar pouco e ganhavam muito. O sujeito abria uma fabriqueta nos fundos do quintal e, em um ano já estava construindo um prédio maior e ampliando sua empresa. Das empresas grandes daquela época, não lembro mais de nenhuma que exista ainda hoje. Atualmente, voltamos novamente às pequenas fabriquetas, que têm que matar um leão por dia para sobreviver.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário