Coluna Estância Velha
Estância Velha: obra no Hospital, vacina, hidrantes e efeitos do temporal
Leila Ermel – [email protected]
Obra em andamento
Comentei ontem e prometi retorno. A obra em andamento no Hospital Municipal totaliza um investimento de R$ 78.551,00, contemplando a instalação de corrimão (instalado no dia 22), remoção e colocação de piso com material adequado e antiderrapante na rampa de acesso ao segundo piso, etapa que inicia hoje. Este projeto está sendo executado pela empresa KL da Silva Valadares, que ganhou a licitação das duas obras.
Reforma do antigo bloco
A Secretaria de Saúde está reavaliando o projeto, que foi abandonado pela então empresa construtora. Agora, um novo processo será readequado para que a nova empresa licitada faça a reforma. Rever e definir este projeto, prevê a reestruturação elétrica do segundo piso, melhorias e a reforma do antigo bloco, que será transformado em leitos, para ampliar o atendimento a pacientes e internações. Os detalhes sobre recursos aplicados e números de leitos serão definidos e divulgados em breve.
Saúde precisa
Toda e qualquer novidade, que traga melhorias e benefícios ao setor de saúde pública municipal é motivo de satisfação, pois esta é uma área que sempre exige atenção e investimentos. Vamos ficar atentos aos projetos e ações.
Total dos prioritários
Para atender a totalidade de pessoas dos grupos prioritários da vacinação contra Covid-19, o município precisa de um montante de 6.808 para a primeira dose, e a mesma quantidade para a segunda dose da imunização. Os números a serem atendidos, gradativamente, conforme dados da Prefeitura: 74 idosos em Instituições de Longa Permanência (lares de idosos), 225 trabalhadores de saúde (Atenção Primária), 237 funcionários do Hospital Getúlio Vargas, 98 agentes da Segurança Pública, 1.000 trabalhadores na Educação, 5.174 idosos (de 60 anos ou mais).
Cadê os hidrantes?
Pergunta que há tempos gostaria de fazer: Onde estão localizados os hidrantes em Estância Velha? A Corsan disponibiliza um mapa de orientação aos Bombeiros? A corporação tem este mapeamento indicando os pontos onde estão os hidrantes e funcionando? Informação imprescindível para o trabalho seguro e assertivo no combate a incêndios e incidentes. Na época dos bombeiros voluntários um mapa ficava dentro dos veículos com informações atualizadas. E hoje como está?
Louvor na Católica
A Comunidade Católica, através do movimento Renovação Carismática, estará realizando a Tarde de Louvor, no dia 14/2, das 14 às 17h com missa. O encontro ocorre na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com pregação e animação do Grupo Filhos da Cruz, de Guaíba.
Efeitos da chuva
O temporal de domingo gerou alguns estragos, incidentes e muita sujeira em bairros da cidade. Alguns alagamentos em ruas e a queda de um poste nas proximidades da Secretaria de Obras. O setor e a Defesa Civil passaram a noite de domingo e ontem atendendo as demandas registradas. Mas o registro mais marcante foi o destelhamento de parte do PAM Balduíno Weber. Espaço que, além de ginásio municipal, simboliza parte da história da cidade, com sua imponente chaminé. O que mais preocupa é o que poderá ser feito e quem fará, já que hoje é de responsabilidade do INSS.