Coluna Estância Velha

Estância Velha: Pergolados, PPA, regularização, bombeiros, terreno e Lázaro

01/07/2021 - 06h20min

Atualizada em 01/07/2021 - 10h18min

Geraldo Heylmann

 

Pergolados
Depois de um longo período de estudos e elaboração do projeto, bem como todos os trâmites legais, na semana passada a empresa vencedora da licitação iniciou as obras de recuperação das vigas dos pergolados da Av. 7 de Setembro. Ao dar início aos trabalhos, verificaram que o concreto estava se deteriorando e, as ferragens já estavam corroidas. Faz no máximo dez anos que estas obras foram feitas e é inadmissível que o concreto esteja se deteriorando. No mínimo foi usado pouco cimento pois, uma viga não pode ter uma vida útil tão curta.

PPA

Nesta semana a Prefeitura Municipal, através do Facebook, promoveu uma Audiência Pública para a apresentação do PPA. Este projeto faz uma projeção de arrecadação e investimentos do Poder Público Municipal para os próximos quatro anos. Em matéria de orçamento para o ano de 2022 está projetado em quase 200 milhões de reais. Entre obras, está prevista a construção do Centro Administrativo Municipal e um local para a Guarda Municipal, bem como ciclovias. Quanto à construção do Centro Administrativo, na época do ex-prefeito Waldir Dilkin, já havia a intenção do Município, tanto que, o então prefeito fez um projeto onde ele pretendia vender vários imóveis do Município para a construção do prédio. Na época a Câmara de Vereadores não aprovou o projeto.

Regularização

Na sessão da Câmara desta semana foi votado e aprovado o projeto denominado Programa de Regularização de Imóveis, que tem por finalidade facilitar a regularização de vários loteamentos no Município. Sabe-se que é uma demanda que requer muito tempo para a realização mas, em algum momento tem que se iniciar este processo. Com a regularização dos lotes, os proprietários poderão fazer escritura pública e até fazer financiamentos.

Bombeiros

É sabido que a guarnição dos Bombeiros de Estância Velha executa não somente os serviços de combate a incêndios, o que seria a essência da Guarnição mas, executa também serviços de remoções, atendimento a pessoas que sofrem de qualquer tipo de problemas. Resumindo, fazem o serviço de ambulância que caberia à Prefeitura fazer, como é feito em outras cidades, através de um convênio entre as partes. Acontece que agora o Município não renovou esta parceria e, os Bombeiros contam somente com os recursos repassados pelo Consepro, o que não cobre todos os gastos. Vale a pena a Municipalidade rever esta situação.

Terreno

Na semana passada o Governo do Estado fez a devolução do terreno da antiga Escola Dom Pedro ao município de Estância Velha. Ainda não se sabe a que será destinado este lote. Segundo o prefeito, Diego Francisco, ele ainda está estudando sua utilização.

Lázaro

Sei que não tem nada a ver com Estância Velha  o caso do bandido Lázaro, que após 20 dias de buscas, na segunda-feira foi finalmente encontrado e morto. Antes que digam que defendo bandido, bandido bom é bandido morto mas, não teria sido necessário tantos tiros  e, os festejos dos policiais ao final da operação. Temos que entender que, por trás deste bandido tem uma família, inclusive filhos, que não tem nada a ver com o caso.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário