Coluna Estância Velha
Estância Velha: praça, asfalto, rua, chimarrão, deserto, vacina
Geraldo Heylmann
Praça
A Praça do Engenho, localizada no entroncamento entre as ruas Presidente Lucena e Adolfo Otto Koch, no Bairro das Rosas, está sofrendo uma revitalização, com a construção de uma nova proteção ao engenho, bem como a troca da calçada e instalação de iluminação pública. Conforme informações, esta obra está sendo realizada com recursos que seriam destinados ao pagamento de honorários ao secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Gilberto Muller, que está excercendo seu cargo de modo voluntário, destinando o pagamento para o custeio da obra. Parabéns a ele por esta iniciativa. Os trabalhos voluntários estão sendo uma marca da atual Administração Municipal.
Asfalto
Durante a visita do Deputado Federal Maurício Dziedricki, o vice-prefeito e Secretário de Obras, Airton Haack, pediu uma verba para aquisição de asfalto para a realização de uma operação tapa buraco. Para tapar os buracos de todas as ruas de Estância Velha, serão necessários vários caminhões de asfalto, pois a maioria das ruas estão em estado deplorável. É isso aí secretário. Não pode deixar o “cavalo passar encilhado”. Quando tem oportunidade tem que aproveitar. O Deputado disse que iria ver a possibilidade.
Rua
Por falar em tapa buraco e asfalto, ontem estive na Vila Seca, onde a única rua que dá acesso às pessoas que moram mais para o fundo, também estão em péssimo estado. Segundo os moradores, o Secretário Airton esteve lá há tempos atrás e prometeu uma solução. Airton disse que nos próximos dias deverá dar uma patrolada na via e, mais tarde realizaria uma ação melhor na referida via. A vida do secretário não está fácil, com tantas demandas que tem pela frente.
Chimarrão
Após a paralização por mais de um ano, devido a pandemia, neste final de semana deverá ser retomado o campeonato da Sulicampe, com a realização da fase quartas de final. Em preparação ao reinício do campeonato, a Escolinha do Chimarrão realizou alguns jogos amistosos e está preparada para o reinício da competição.
Deserto
Faz muito tempo, tanto que eu nem lembro há quantos anos que tivemos um outono com tantos dias frios, como está fazendo este ano. Normalmente no mês de maio havia o veranico de maio, mas neste ano ele não deu o ar da graça. A alegria de uns e a tristeza de outros. Quem está lucrando com este frio intenso é o comércio, principalmente de roupa e calçados pois, em anos anteriores, quando o frio demorava a chegar, muitas vezes o pessoal nem comprava mais roupa de inverno, pois não valia a pena. Neste ano, quem tinha condições, correu cedo para as lojas. Para a tristeza de quem não gosta de frio, vale dizer que o inverno ainda nem chegou. Ontem pela manhã o centro da Cidade Estava deserto, com o movimento iniciando somente próximo ao meio-dia. Só saiu de casa, quem precisava.
Vacina
A Secretaria da Saúde comunica que a vacinação contra o Cavid 19 está acontecendo em todos os Postos de Saúde do Município e, o atendimento é das 8hs às 12hs e das 13hs às 16,30 horas. Todos os moradores com 50 anos, ou mais, poderão ser vacinados.