Coluna Estância Velha
Estância Velha: rótula, Constituição, politizar, ultrapassada, velha e nova, compras e reflexão
Leila Ermel – leila@odiario.net
Rótula
E a instalação da rótula na rua Campo Grande, no acesso ao bairro Industrial está em fase final. Nos próximos dias deve estar concluída, dai a prefeitura passa para concretizar as rótulas na avenida Presidente Lucena, uma no bairro Floresta, no cruzamento com a Rua Zeno Schmiedel e outra para garantir acesso seguro ao bairro Rincão Gaúcho.
Constituição
Sinceramente, sem demagogia ou utopia. Hoje deveria ser um dia muito, mas muito especial mesmo. Valorizado e enaltecido, pois se trata do Dia da Constituição. A data é alusão à primeira Constituição do Brasil outorgada em 25 de março de 1824. Desde então, nosso país teve sete Constituições no total, e a Constituição de 1988, pasmem, esta é a que ainda está em vigência. E a gente precisa falar sobre isso, pois esse é o documento que rege as nossas vidas, ele é supremo a tudo, delimita e dá diretrizes de como será conduzido nosso país.
Politizar
E na verdade isso nada tem a ver com política, mas sim com o ato de politizar nossa população, levar educação, saúde, condições reais de vida. Para que nossa sociedade tenha condições de discernir, de opinar e de entender o que acontece em todas as esferas. Para assim, agir como verdadeiros cidadãos e
Ultrapassada
Atravessamos séculos e, por mais que a dita evolução venha trazendo novas gerações e inovações tenológicas, universo virtual, realidade aumentada, internet das coisas, nós estamos presos ao passado, sendo conduzidos a cumprir uma legislação totalmente ultrapassada, que não condiz mais com nossa realidade. E a culpa é de quem? Nossa, pois nada fizemos para exigir uma nova Constituição, que respeite os verdadeiros direitos e deveres dos cidadãos de hoje.
Velha e nova
E não venham dizer que isso é coisa da velha política. Que a nova política veio para mudar. Ledo engano. Nós precisamos ter consciência e atitude e entender que é nosso papel, todos cidadãos. Nós teremos que tomar as rédeas e exigir pacífica e coerentemente a reformulação de leis e, principalmente, uma nova Constituição, que faça jus ao seu povo de hoje e do futuro, com visão promissora e não retrógrada.
Compras
O momento está apertado para todos, o dinheiro mais contido e escasso, mas com a proximidade da Páscoa existe a possibilidade de uma leve aquecida no comércio. A CDL está com uma campanha de apoio e incentivo ao consumo no comércio local. Então, se você está prensando em comprar ao menos algumas lembrancinhas para sua família ou as crianças, pense com atenção em valorizar as lojas do município. O resultado será positivo para todos.
Reflexão
Mas lembrando que este momento que antecede a Páscoa, é um período de reflexão, de fé e de comunhão. Tempo de viver em família. Uma nova oportunidade de repensar e de fortalecer os laços que nos unem.