Coluna Estância Velha

Estância Velha: solidariedade, precatórios, vacinas, covid, cervejas, turismo

10/08/2021 - 06h15min

Atualizada em 10/08/2021 - 11h54min

Geraldo Heylmann

 

Solidariedade

Depois de uma campanha muito exitosa em benefício do menino João Emanuel, de Lindolfo Collor, temos mais um desafio pela frente em benefício da menina Anne Maria, também diagnosticada com AME e, para seu tratamento necessita um medicamento que custa R$ 12 milhões. Pessoas interessadas em ajudar poderão entregar materiais recicláveis de qualquer tipo na Rua Leopoldo Albino Herrmann, 114, no Bairro Bela Vista, em Estância Velha. Qualquer informação pode ser obtida pelos fones (51)99181-7950 ou, (51)99261-6729, com Jaira. Com certeza, com o empenho de todos esta meta será alcançada.

 

Precatórios

Talvez na minha coluna na semana passada fui mal interpretado ao dizer que não deveríamos prejudicar mais de 40 mil pessoas para favorecer menos de 10 mil, que são os funcionários públicos. Eu sei que os funcionários têm todo direito de receber o que lhes é devido mas, também não se pode comprometer todo orçamento do Município para pagar a conta. São mais de 3 mil processos, o que não é pouca coisa. O assunto já vem se arrastando de administrações anteriores e agora chegou no auge. Como disse o Ministro da Economia, Paulo Guedes, num péssimo exemplo, “devo, não nego e pago quando puder”.

 

Vacinas

Até a última sexta-feira, dia 6, Estância Velha já havia aplicado 38.192 doses da vacina contra a covid 19. Foram 27.393 pessoas imunizadas com a primeira dose, o que representa em torno de 54,5%, enquanto 10.799 pessoas já estão totalmente vacinadas, representando 21,6 %. Em virtude do avanço nas imunizações, os diagnósticos de contaminação estão caindo a cada dia.

 

Covid

Graças ao avanço nos números de vacinas, onde mais da metade da população de Estância Velha já recebeu pelos menos uma dose do imunizante, os casos de positivados estão caindo a cada dia e, já fazem pelo menos duas semanas que não tivemos óbitos. Nos últimos dias tivemos somente três casos confirmados positivos, sendo uma pessoa de 24 anos, uma de 27 e uma de 66 anos. Apesar da redução, devemos continuar com todos os protocolos de proteção.

 

Cervejas

Uma atividade que está em expansão na região são as cervejarias artesanais e, em Estância Velha não tenho nenhuma notícia de alguma empresa do ramo. Seria um filão e tanto para incrementar o turismo na Cidade. Em Dois Irmãos e Ivoti está muito em moda este ramo de atividade  e acho que em Estância Velha, se houvesse um incentivo, algumas pessoas poderiam aderir e promover encontros, o que traria muitas pessoas de fora do Município.

 

Turismo

Posso estar me tornando chato por tocar sempre na mesma tecla quanto ao turismo em Estância Velha, mas acho que é um dos nichos que mais crescem no mundo portanto, Estância Velha não pode ficar para trás. Para tanto, é momento de todos abraçarem este projeto que está dando seus primeiros passos e, pessoas com vontade de colaborar sei que não faltarão. Um exemplo destas pessoas dispostas a contribuir é os sr. Rugardo Grub, que elaborou um projeto sobre a Picada das Mulas. Eu acho super interessante, e deveria ser feita uma narrativa para apresentar aos futuros turistas sobre como os carreteiros transportavam as mercadorias, as dificuldades que enfrentavam, entre outras, Tem também o sr Nelson Wrasse, que tem um grande acervo de coisas antigas.

Sair da versão mobile