Coluna Estância Velha

Estância Velha: telhas, campanha, guarda, frio, solidariedade, vacina, comércio, rua

30/06/2021 - 06h10min

Atualizada em 30/06/2021 - 10h30min

Geraldo Heylmann

Telhas

Na semana passada na minha coluna fiz um tópico sobre o estado do Pavilhão de Atividades Múltiplas, que há tempos atrás sofreu avarias durante um vendaval. Com o vento forte que soprou ontem, as telhas que estão meio soltas balançavam muito, fazendo barulho. Isto representa um perigo pois, uma delas pode se soltar e provocar uma tragédia,

Campanha

Parabéns aos vereador João Gabriel Dilkin e à Primeira Dama, pela campanha que lançaram. Trata-se da campanha de doação de absorventes às mulheres carentes. São coisas que muitas vezes passam despercebidas e só quem tem a necessidade destas doações, sabe a importância desta campanha.

Guarda

Devido à falta de responsabilidade de algumas pessoas, a Guarda Municipal tem que agir. No último final de semana a guarnição teve que reprimir uma festa clandestina no Bairro Campo Grande, onde mais de 20 pessoas estavam reunidas clandestinamentee. Além de promover aglomerações, estavam consumindo drogas e promovendo barulho com som alto. A Guarda está sempre alerta para qualquer eventualidade.

Frio

Para os malucos que dizem que adoram o frio, o inverno deste ano será um prato cheio. Faz muitos anos que não havia tantos dias seguidos de frio tão intenso. Nem o veranico de maio deu as caras. E pelas previsões, esta é só uma amostra do que está por vir. Segundo especialistas, deverá nevar e gear muito durante este inverno, com perspectivas de temperaturas negativas de até 10 graus.

Solidariedade

Devido às perspectivas de frio intenso nos próximos dias, devemos pensar nas pessoas necessitadas, que têm pouco, ou quase nada para vestir e se abrigar. Vamos verificar no guarda-roupa o que não usamos mais, e doar para aqueles que necessitam.

Vacina

Até segunda-feira já haviam sido aplicadas 26.780 vacinas contra a Covid 19, em Estância Velha. São 19.635 com a primeira dose, o que representa em torno de 40% da população, enquanto 7.145 pessoas já receberam as duas doses, representando em torno de 14%. Seis novos casos foram confirmados na segunda-feira, em pessoas entre 34 anos e 43 anos. Podemos constatar a eficiência da vacina pois, pessoas idosas praticamente não aparecem mais nas estatísticas de positivados. Apesar da redução dos casos, devemos estar alertas e seguir todos os protocolos contra a disseminação do vírus.

Comércio

Devido a Pandemia, muitos estabelecimentos comerciais estão fechando as portas ou, se reestruturando para diminuir custos. Em alguns casos estão indo para espaços menores para reduzir custos de aluguel, outros estão dispensando funcionários, para diminuir a folha de pagamento e outros, estão simplesmente fechando as portas, por não terem mais recursos e nenhuma esperança de se reerguerem. Mesmo com o avanço nas vacinas e o comércio reabrindo, não há dinheiro circulando e os consumidores só estão gastando o estritamente necessário.

Rua

Faz muitos anos que acompanhei as sessões da Câmara de Vereadores e, alguns vereadores, principalmente o ex-vereador Saci, pedia a abertura da Rua Adriano de Quadros Bittencourt, até o Bairro Rincão Gaúcho. Não sei se há um projeto da atual Administração para a abertura da mesma.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário