Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Estância Velha: trevo, opção, reforma, árvore e vacinas

22/04/2021 - 06h15min

Geraldo Heylmann

 

Trevo

Na manhã de terça-feira, no trevo de acesso à cidade, aconteceu um encontro entre o prefeito, Diego Francisco, que estava acompanhado do secretário da Segurança, José Dresch, da secretária do Planejamento, Laura Leuck, com representantes do Dnit e da EGR, juntamente ao deputado estadual, Issur Koch. O motivo do encontro foi estudar alternativas para eliminar o perigo no trevo de acesso ao município. Segundo o secretário José Dresch, no ano de 2020 aconteceram em torno de 50 acidentes no local, inclusive com mortes, o que justifica uma mudança.

Opção

Uma das sugestões apresentadas pela Administração e pelo deputado Issur, seria o fechamento do trecho utilizado atualmente pelos usuários que vêm no sentido Dois Irmãos/Novo Hamburgo, e que queiram adentrar a RS 239, seguirem reto até o viaduto do Rincão, retornando, aí adentrando a 239. É a opção mais barata e segura. Inclusive na próxima semana acontecerá uma reunião no Daer, com a intermediação do deputado, para apresentar esta sugestão. Parabéns à Administração Municipal por esta iniciativa.

Rua

Na semana passada publiquei um tópico sobre a rua Jatobá, no Loteamento Cooperlaga, no bairro Campo Grande, que está em péssimas condições de trafegabilidade. O diretor da Secretaria de Obras, Django, disse que nos próximos dias a situação será resolvida. Ele salientou que a patrola estava no conserto, mas agora está pronta e em breve o serviço será feito. Disse que muitas demandas deixaram de ser atendidas no início da Administração devido à falta de máquinas.

Reforma

Recentemente o Corpo de Bombeiros realizou a reforma do telhado da Guarnição, com a mão de obra realizada pelos próprios integrantes da corporação. Agora falta a colocação do forro. Para tanto, necessitam o apoio da comunidade para aquisição do material.

Árvore

Saiu na edição de terça-feira do Diário, uma matéria sobre o corte de uma árvore no bairro Floresta, que demorou quatro anos para que conseguissem a licença para sua retirada, tendo sido alvo inclusive de um abaixo-assinado por parte dos moradores, pois a mesma representava perigo para a população do bairro. Concordo que deva haver uma rigidez no controle de corte de árvores, mas, quando elas representam perigo para as pessoas, as decisões deveriam ser mais ágeis. Muitos nem plantam mais árvores, pois elas crescem muito e depois é uma verdadeira peregrinação para seu corte.

Vacinas

Após ter sido negada pelo Governador do Estado no final de semana, na terça-feira aconteceu a vacinação dos moradores de 59 anos com comorbidades com a vacina contra a Covid. A vacinação foi autorizada pelo Ministério Público após reunião do prefeito Diego Francisco com o promotor. A vacinação aconteceu nos 8 Postos de Saúde do município. Segundo o prefeito, lugar de vacina é no braço dos munícipes e não na geladeira. Diego salientou ainda que a única maneira de se livrar do vírus é a vacina.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.