Coluna Estância Velha
Estância Velha: troca, gestor, troca II, correção, rua portugal, confirmação, deputado, caixa e recapeamentos
Leila Ermel – leila@odiario.net
Troca
Recentemente o prefeito divulgou que abriu mão do cargo de secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), o qual acumulava até dia 11 de março. Ele justificou que poderá se dedicar ainda mais a liderar as ações de enfrentamento da pandemia e outras demandas da gestão. A partir de então, a função passou a ser exercida por José Dresch. Então, além de secretário de Administração e Segurança, vai acumular a titularidade da Sedes.
Gestor
Para o chefe do Executivo, o secretário demonstrou, nestes primeiros meses de atuação, ser um gestor competente e que terá condições de acumular ambas secretarias. Votos de muitas realizações nestas duas importantes pastas do município. Diego afirmou ainda que estas mudanças não trarão alterações aos cofres públicos, pois será acúmulo de funções.
Troca II
Esta definição também acarretou na transferência de outra colaboradora. A advogada Susan Figueiró Schaefer havia assumido a assessoria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, no início do mandato. Porém, ela passará a auxiliar na Secretaria de Desenvolvimento Social. Com essa alternativa, ocorreu, consequentemente, mudança na Procuradoria-Geral do Município (Progem) que passa a ter como titular o advogado concursado Matheus Costella Menegussi.
Correção
Peço escusas por minha gafe na coluna de ontem. Comentei a respeito do projeto de lei sobre o ensino de idioma Hunrisk na rede municipal. Porém me equivoquei, e muito. Na verdade, o PL em questão (nº 015/2021) revoga integralmente a Lei Municipal n.º 2.162, de 22 de junho de 2016, que autorizava o Poder Executivo a incluir, de forma gradativa, aulas da língua Hunsrik/plat Taytx no currículo das Escolas Municipais.
Rua Portugal
Esta semana o vereador Argentino Lucas divulgou, na sessão do Legislativo, uma notícia que agradará aos moradores da rua Portugal, no Sol Nascente. A verba referente à obra de pavimentação asfáltica desta via já foi repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, no dia 5 de março, conforme documentação apresentada pelo vereador.
Confirmação
Dois ofícios recebidos por Argentino confirmam o repasse integral do valor de R$ 573 mil. A obra deverá ser executada pela empresa contratada, Solin Engenharia.
Deputado
Ofício enviado pelo deputado federal, Giovani Feltes, para o vereador, destaca a indicação realizada pelo parlamentar para beneficiar Estância com a pavimentação desta via.
Caixa
O setor de captação de recursos da Prefeitura também confirmou a efetivação do repasse, afirmando que apenas aguardam a liberação da Caixa Econômica Federal para iniciar a obra. Uma reivindicação antiga da população, que aguarda com expectativa sua concretização.
Recampeamentos
Iniciada a Operação Tapa-Buraco, a Secretaria de Obras começou os trabalhos no trecho próximo à Escola Érico Veríssimo para recuperar onde havia um buraco aberto para a troca de canos da rede pluvial. Também foi pavimentado um pequeno trecho da rua do Tanino. Nos próximos dias estão previstas as demais ações em três pontos do bairro das Rosas e em uma travessa no Floresta. A estimativa é de usarem 90m³ de asfalto nesta primeira etapa.