Coluna Estância Velha
Estância Velha: vereador empossado, comissões definidas e almoço com Secretários
Leila Ermel – estanciavelha@odiario.net
Vereador Jacob Immig empossado
A posse do vereador Jacob Immig foi antecipada para o dia 20 (estava prevista para dia 25). A decisão foi tomada para que a nova legislatura estivesse completa e realizasse uma sessão extraordinária, e ele pudesse participar na votação dos três projetos aprovados, enviados com regime de urgência pelo Executivo. Portanto, agora recuperado da Covid-19 e de uma pneumonia posterior, está pronto para assumir seu compromisso com a comunidade. Bom mandato.
Comissões definidas
Como de praxe anualmente, também foram definidos os integrantes das comissões que atuam na Câmara para o ano de 2021, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão Especial Parlamentar Fiscalizatória (CEPF), esta última formada por indicação da presidência da casa legislativa. A CCJ será presidida por Lucas Konrdöfer (Argentino), enquanto Jacob Immig preside a CEPF. Um trabalho que deverá ser realizado com dedicação e comprometimento, pois por elas passam as principais demandas dos projetos ou decretos, bem como assuntos relevantes para a cidade.
Acompanhar as sessões
A primeira sessão ordinária do ano, depois do recesso, será dia 26. E inicia igualmente o compromisso dos cidadãos, que devem acompanhar o trabalho dos vereadores. A população precisa estar ciente dos projetos, decretos, pedidos de providências, de todos os assuntos que estarão em discussão na chamada Casa do Povo. Não adianta gritar, reclamar, cobrar, se não estiver situado sobre o que acontece na Câmara. Então, participe, faça sua parte. Você pode acompanhar através da transmissão virtual, realizada todas as terças-feiras, às 19h.
Ou 50% presencial
Mas se você quiser participar de forma mais efetiva, a partir do dia 26, estará permitida a participação presencial de 50% da capacidade do plenário. Os interessados devem ficar atentos ao número de fichas que serão distribuídas antes da reunião. Os cidadãos podem assistir, porém não podem se manifestar no decorrer dos trabalhos, seguindo o Regimento Interno do Legislativo. É fundamental fazer parte dos processos políticos, saber o que está em discussão, para se manifestar organizada e ordenadamente. Pois uma vez decidido, aprovado e sem contestações, não adianta vir dizer que nada foi feito ou mostrar indignação.
Almoço com secretários
Hoje é sexta-feira, dia do prefeito se reunir com os secretários municipais, em almoço, como uma forma de interação entre os setores. Conforme Diego Francisco, o encontro tem ocorrido semanalmente, mantendo diálogo e troca de experiências sobre cada pasta e suas ações, além de uma forma de integração entre eles. A iniciativa é uma forma a mais de estreitar relações entre os titulares e propor diretrizes que venham de encontro a gerar soluções para as demandas da cidade.
Cedência de funcionários à DP
Ontem comentei sobre a defasagem de profissionais disponíveis para realizar o trabalho na segurança pública, principalmente na BM e PC. Prova disso foi o projeto aprovado pelos vereadores, no qual prevê um convênio com o Governo do Estado, permitindo a cedência de três servidores do município para atuarem no setor administrativo da Polícia Civil, na DP local, pelo prazo de 30 dias, renováveis por 120. Um problema que deve ser definitivamente solucionado pelo governo estadual. Porém, a extrema necessidade de que o trabalho seja realizado teve a aprovação garantida.