Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Estância Velha: vereadora pede união dos colegas em favor do FUNDEB

Os vereadores saíram em defesa do FUNDEB, na sessão desta semana. A possibilidade de que o fundo destinado à educação tenha fim em dezembro de 2020, está mexendo com o meio político. No ano passado, já foi aprovada e enviada uma moção de apoio ao FUNDEB, para todos deputados federais. Para Estância Velha seria uma perda imensa já que o fundo é destinado ao pagamento dos professores, e investimentos na educação.

SÔNIA BRITES

A professora Sônia Brites (PSDB), suplente que assumiu na vaga do vereador Diego Francisco, ausente na sessão desta semana, foi quem levantou o assunto, pedindo a união de todos em favor do FUNDEB. Aliás, a vereadora Sônia também demonstrou preocupação com a declaração da equipe diretiva da Semec, sobre investimento zero na educação em 2020. Conforme a vereadora, os professores não aceitam ser considerados “os culpados” pela falta de investimento, já que o aumento de salários dos professores, foi usado como o motivo para o anúncio do ano sem investimento na educação.

CANDIDATA

Ainda sobre a vereadora Sônia Brites, a própria me confirmou que deve concorrer novamente a vereadora, em outubro. Sônia não escondeu a simpatia pela candidatura do colega Diego Francisco a prefeito pelo PSDB.

NÃO SABEM NADA

O vereador Lotário Seevald (PSB) perdeu a paciência com os secretários desta administração. Depois de ter elogiado, na semana passada, a humildade da secretária da saúde, em admitir que não tinha conhecimento sobre um assunto em pauta, esta semana, foi mais duro, e criticou os secretários que vêm na comissão prestar esclarecimentos, porém, não tem conhecimento das leis aprovadas nas suas pastas. “Assim não adianta chamar secretários, eles não sabem de nada”.

SECRETÁRIOS

Explicado na sessão esta semana, que o objetivo da Comissão de Constituição e Justiça para este ano é o de cobrar a execução de algumas leis aprovadas na Câmara, que não estão sendo cumpridas. Por isso, todos os secretários estão sendo convidados a comparecerem nas reuniões, para que juntos, todos apresentem ideias, para que as leis possam ser cumpridas e fiscalizadas, da melhor forma possível.

ASSOCIAÇÕES

Com o mesmo pensamento que já emitimos aqui diversas vezes, na sessão desta semana, o vereador Carlos Bonne (PDT) falou sobre a importância da reestruturação das associações de bairros. Bonne citou o assunto para cumprimentar o presidente Gilberto Gubiani, reeleito presidente da Associação do Lago Azul, na semana passada.