Coluna Estância Velha

Guilherme Sperafico – 07/07/2023

07/07/2023 - 06h18min

Atualizada em 07/07/2023 - 11h28min

ATÉ QUANDO?

Mais uma vez uma pessoa morreu em acidente na BR-116. Na manhã de ontem, um ciclista de 62 anos seguia para o trabalho e foi atropelado por um caminhão. Já são lamentáveis oito mortes no trecho entre Estância Velha e Novo Hamburgo desde fevereiro. Vale lembrar que a via é de responsabilidade Federal, mas está na hora de toda a comunidade da região se movimentar para que isso tenha um fim. Até quando as pessoas vão continuar morrendo, sem que o Governo Federal faça algo efetivo para diminuir os acidentes?

QUAL A SOLUÇÃO?

Está claro que o trânsito já não comporta – há anos, aliás – o fluxo que transita diariamente. Problema é que, agora, os acidentes com morte tem sido frequentes. Isso sem contar as pessoas que ficam feridas em acidentes que, muitas vezes, sequer tem repercussão. É a principal ligação da Região Metropolitana com a Serra – e vice-versa. Além disso, é constante a entrada e saída de caminhões das empresas às margens da rodovia e a travessia de pedestres, além de muitas outras peculiaridades do trecho. Soma a isso tudo o fato de que são quase dois quilômetros entre a passarela do Outlet e a sinaleira do Sapatão. Nesse meio de caminho, os pedestres precisam tentar a própria sorte para atravessar. Qual a solução para o trecho? Na minha opinião começa pela duplicação, ao menos até Dois Irmãos. Mas cabe aos setores responsáveis sentarem e, brevemente, encontrarem algo efetivo – que sabemos que vai demorar para iniciar. O que não dá é para as pessoas continuarem morrendo sem nada ser feito. De qualquer forma, meus sentimentos aos familiares de todas as vítimas e, a todos que passam pelo trecho, o desejo de que Deus lhes acompanhe diariamente.

CUIDADO

Tem um ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar. Dito isto, a Defesa Civil emitiu novo alerta para os próximos dias, diante de um novo ciclone extratropical que passará pelo Estado. Verdade seja dita que isto não é anormal e acontece várias vezes anualmente. O risco, entretanto, é quando o vórtice dele passa por aqui, como aconteceu no mês passado. Desta vez o fenômeno não será tão intenso, mas serão dois episódios de muitas chuvas e, a soma disso, é que causa o risco. De qualquer forma, melhor pecar pelo cuidado do que pela falta dele. Por isso, vale ficar atento às notícias e recomendações.

PROJETO-HERÓIS

Os agentes da Ronda Preventiva Escolar (ROPE) da Guarda Municipal participaram do Projeto Heróis da Escola Mundo da Criança. Na oportunidade, as crianças levaram os heróis dos desenhos animados e recebeu a visita de horóis da vida real. Anteriormente, a garotada já recebeu a visita de soldados do Corpo de Bombeiros e também vai receber um policial militar e profissionais da Saúde. A instituição está de parabéns, por mostrar que os verdadeiros heróis estão diariamente nas ruas, trabalhando em prol da comunidade. Além disso, é uma forma de mostrar para os pequenos a importância de cada um destes profissionais.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário