Coluna Estância Velha
Leila Ermel – 21/09/2022
Orgulho
Esse é o sentimento de um povo que vai as ruas e aos centros tradicionalistas comemorar a Semana Farroupilha, as tradições gaúchas e o respeito por sua terra e suas raízes. Neste 20 de setembro, o município encerrou uma Semana Farroupilha digna de ficar guardada na memória de todos que pode ela passaram. Com a retomada de eventos abertos pós pandemia, os CTGs abriram suas portas para os estudantes das escolas da rede municipal conhecer sua história e a cultura do Estado. Os galpões realizaram almoços, jantares, fandangos, eventos culturais e tudo o que se tem direito ao ser gaúcho. Cumprimentos a toda a gauchada desta querência amada.
Família
O coordenador da 30ª RT, Carlos Moser enfatizou muito tudo a importância do papel desempenhado por Estância Velha em 2022, como o município que realizou a Guarda de Honra da Chama Crioula, a distribuindo para 12 municípios da região. Ele também fez questão de reafirmar o quão importante é o papel do CTG, dos costumes e tradições culturais, e muito especialmente o valor da família neste meio.
Tradição
O Desfile Farroupilha foi emocionante, contagiante e cheio de homenagens às etnias que formam a nossa gauchada. A Age e os quatro CTGs do município fizeram um belo trabalho na organização da programação municipal, com apoio da prefeitura. A avenida Presidente Vargas recebeu todas as gerações e todas as tribos que foram lá assistir ao espetáculo proporcionado neste 20 de setembro.
Em nome do coordenador da AGE, Vilson Rauber, e dos patrões dos CTGs Serigote, Estância do Campo Grande, Gaudérios da Saudade e Mourão da Estância pelo respeito com o qual tratam nossas tradições e nosso povo.
Show
As invernadas fizeram um belo trabalho no encerramento na Praça Primeiro de Maio.
Apresentações dos CTGs na praça central agradaram o público (Crédito: Maicon Dutra)
Gerações
Cumprimentos aos pais e família tradicionalistas, que envolvem seus filhos desde pequenos. Ele terão noção e exemplo de que amor ao seu pago é coisa de gente forte, aguerrida e brava.
Árvore
E nesta quarta, dia 21, se comemora o Dia da Árvore e por falar nela, fica o destaque para o Ipê Amarelo que passa a embeleza nossa cidade, afinal, ela é a árvore símbolo do município. Que saibamos dar valor e preservar a vida das árvores, tratando-as como rainhas da natureza que desenvolvem papel fundamental.