Coluna Hortêncio
Cândido Nascimento – 07/08/2024
SAUER NA ACIS
A Associação do Comércio, Indústria e Serviços de São José do Hortêncio (Acis) elegeu recentemente sua nova diretoria, escolhendo o empresário Jorge Sauer, da Valle Vita (Arroio Bonito) como presidente. O presidente anterior, Gerhard Koch, é o vice. O local da reunião foi a Sociedade São José.
EXPERIÊNCIA
Jorge Sauer explicou à reportagem do Diário que quer utilizar sua experiência no meio empresarial e ajudar a impulsionar o crescimento do Município. Aliás, a entidade pode trazer palestras sobre economia, motivação nos negócios, empreendedorismo para jovens, curso para mulheres empreendedoras e aí por diante. De acordo com ele o Município já está à frente em vários segmentos, como é a Agricultura, Educação e Segurança, além da Saúde.
FINAIS
O sábado, dia 3, contou com várias finais em diversas categorias, no Ginásio Municipal Félix Eno Koch, que recentemente foi remodelado pelo Município e lotou com a presença das torcidas. Os campeões foram os seguintes: no sub13 masculino foi KMF A; sub 15 masculino- KMF B; Sub 15 feminino – Winx A; Sub 18 masculino – Titanic; Veterano – Atlético São José; feminino – Schnesa Med; segunda divisão – Arsenal; Mas todos merecem destaque, os vice-campeões, terceiros e quartos lugares e demais participantes. O que vale é a prática amistosa e saudável do esporte.
BOCHA
Inicia no próximo dia 10, a partir das 14 horas, no Bar da Bocha, o Campeonato Municipal de Bocha 2024. As inscrições podem ser feitas no próprio Bar da Bocha, com Claudemir, antes do início da primeira rodada, que acontece a partir das 13h30. Para tirar as dúvidas é só contatar pelo Whatsapp (51) 9 9679-0281, no Departamento de Desporto. As dúvidas podem ser tiradas com a coordenadora do setor, Camila Bauer.
FREIOS
Um caminhão que transportava materiais de construção tombou próximo a ponte de ferro, divisa com Presidente Lucena, em torno das 9 horas da manhã de sexta-feira, 2. Como faltou feios, o condutor jogou o veículo Ford cargo 2428 contra o barranco, próximo à ponte de ferro. Felizmente o motorista, de 53 anos, não se feriu gravemente e teve apenas escoriações no cotovelo esquerdo. Bombeiros Voluntários, comandados pelo Gelson estiveram para fazer o socorro de possível vítima, mas não foi preciso. A Brigada Militar esteve no local para sinalizar o trânsito.
IRRESPONSABILIDADE
A carga foi transferida para outro veículo e o caminhão acabou sendo guinchado de volta para a cidade de origem. A empresa, de Passo Fundo, comercializa cimento, e o veículo transportava também telas para uma empresa de Presidente Lucena. O problema é que já tinha faltado freio um dia antes nesse caminhão, segundo relatou o próprio motorista, e ele seguiu viagem por determinação da empresa. Se ele caísse no rio e morresse, ou batesse em qualquer outro veículo poderia ter havido mortes. Foi um caso de irresponsabilidade, pois o acidente poderia ter sido evitado.