Coluna Hortêncio
Cândido Nascimento – 23/06/2023
SOLIDARIEDADE
A solidariedade entre os vizinhos foi fundamental para que as pessoas começassem a reorganizar as suas vidas, após a grande enxurrada que aconteceu na sexta-feira passada. O sábado, o domingo e até o início da semana foi para retirar para fora moveis, colchões, cobertas e alimentos que estragaram que estavam em geladeiras e freezers. Depois foi pegar os lava-jato e limpar as casas.
PERDA TOTAL
O morador Claudio Fries e a esposa Maria Nelci Fries, da Vila Dill, têm um forte relato de resistência, solidariedade, amor à vida e à família. Eles e vários familiares e vizinhos passaram por momentos de pavor quando as águas do Rio cadeia chegaram.
UM BEBÊ
Fries resgatou com um barco de pesca a cunhada, a nora e a filha dela, além de um bebê de um ano, que foram tirados de barco. O filho dele estava em viagem. Também a irmã de Maria Nelci, que passou por recente cirurgia numa perna, teve que ser tirada de barco de cima de um telhado de galpão.
IMPRESSIONANTE
Logo após a Igreja Exaltação da Santa Cruz várias famílias perderam tudo. Foi impressionante a quantidade dos montões de restos de móveis, roupas de cama e roupas do corpo completamente embarrados, junto com louças, calçados e até brinquedos.
PEDIDO DE AJUDA
A Prefeitura lançou um pedido de ajuda no site. A solicitação é para que as pessoas doem alimentos, produtos de limpeza, e agasalhos, para repassar às famílias atingidas pela enchente. Vários colchões, produtos de limpeza e alimentos foram repassados pela equipe da Prefeitura.
PONTOS DE COLETA
Os pontos de coleta dos materiais são supermercados, farmácias, madeireiras, bazares e papelarias, Sicredi Pioneira, Banrisul e lojas em geral.
NO VARAL
A casa do vereador Valdir Dill (cacete) se transformou no domingo uma verdadeira lavanderia, com vários tanquinhos, as filhas, o filho, a esposa e um grupo de vizinhas lavavam e colocavam no varal as roupas de, pelo menos, seis famílias. Cabia a cada uma das famílias separar o que era seu.
DEFESA CIVIL
Na manhã de segunda-feira, 19, a prefeita Ester Dill Koch, o vice-prefeito José Maurício Heck e o coordenador municipal da Defesa Civil, Felipe Trein, receberam no gabinete do Executivo o coordenador adjunto da coordenadoria da Defesa Civil da região, Ricardo Snitowski Bassan. Ele veio para auxiliar e indicar os processos burocráticos para receber auxílio financeiro do Estado e União. O objetivo é angariar recursos para ajudar nas demandas de regiões do município que foram impactadas pela recente enchente do Rio Cadeia.
ANIMAIS
O cálculo oficial quanto às perdas de gado é que cerca de 20 animais foram levados pelas águas. Um morador do Campestre postou vídeos que a propriedade da família perdeu 5 animais e um vizinho 13. Sem falar em porcos e galinhas, cabras, ovelhas, patos e outros bichos.