Coluna Hortêncio
Hortêncio: buscando regularizar, área industrial, trajeto, roteiros, pré-cadastro, pedidos, prevenção
Cândido Nascimento
BUSCANDO REGULARIZAR
O vice-prefeito José Maurício Heck, que é também secretário de Administração e Fazenda, esteve no início desta semana no Registro de Imóveis de São Sebastião do Caí, com o oficial do cartório, Everton Helser de Borba e o oficial substituto, Henrique Schaefer. Também participaram da reunião a engenheira Roseane Dornelles Teles, a arquiteta Sara Arnhold (filha do saudoso Leonardo Arnhold) e o advogado Júnior Fernando Dutra, que presta assessoria à Prefeitura.
ÁREA INDUSTRIAL
O encontro pretendeu a regularização da área do Loteamento Industrial. O oficial do Cartório, Everton de Borba, relatou o objetivo geral da reunião foi tratar justamente sobre a organização urbanística do município de Hortêncio. Maurício enfatizou que na questão da área industrial, está sendo aguardada a resposta referente à intimação de um proprietário de área vizinha, pois uma empresa dona de área dessa área faliu e não está sendo encontrado o seu dono.
TRAJETO
O projeto Trajeto Seguro, cuja ideia foi apresentada pela presidente da Câmara, Sônia Rodrigues, vem sendo “costurado” há algum tempo junto à Secretaria Municipal de Educação. A ideia é que o Executivo autorize servidores a acompanhar as crianças no ônibus escolar e orientem sobre o uso de cinto de segurança para que não ocorram acidentes.
ROTEIROS
Já começaram a ser elaboradas as rotas autoguiadas no município. O presidente do Conselho Municipal do Turismo, Maicon Feilstrecker está detalhando esses roteiros, que deverão orientar os visitantes interessados em conhecer os caminhos do interior do município. Entre os pontos desses roteiros podem estar a ponte coberta, as duas pontes de ferro e a antiga pinguela que existe entre os municípios de Hortêncio e Presidente Lucena, na Capela do Rosário, entre outros pontos turísticos.
PRÉ-CADASTRO
Prossegue nesta semana o pré-cadastramento dos produtores locais interessados em participar da exposição dos seus produtos agropecuários Feira da Agricultura Familiar. Os interessados em expor e vender seus produtos originário da roça ou de agroindústria podem se dirigir à Secretaria da Agricultura, na Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (51) 99866-9072.
PEDIDOS
Seguem abertos os pedidos de alevinos, junto à Secretaria da Agricultura, na Prefeitura. A data limite para fazer os pedidos é até dia 18 de novembro, e a entrega dos alevinos será feita no dia 24. É uma parceria que vale a pena, uma vez que diminuem os custos quando a compra é feita em maior quantidade.
PREVENÇÃO
O Setembro Amarelo é de prevenção e orientações relacionadas aos sinais de suicídio. Com o intuito de alertar professores, pais e alunos, acontece um ciclo de palestras nas escolas do município, incluindo as municipais e a estadual. Segundo a secretária de Educação, Raquel Weber, o foco das atividades são as crianças a partir do 6º ano e os adolescentes. O mês é destinado às ações preventivas ao suicídio.