Coluna Hortêncio
Hortêncio: é surpreendente, mercado interno e eterno, economia, outras menores, turismo, luto, novo aviário
Cândido Nascimento
É SURPREENDENTE
Pelo menos para mim é surpreendente a reabertura da Calçados Bottero no município. Dou os parabéns para os donos da empresa por essa bela atitude e para o gerente da empresa aqui, Eduardo Lippert, que anunciou com alegria o retorno das atividades. Assim que começaram a aparecer os pedidos houve a ideia de recomeçar as atividades na filial daqui. Para começar são 100 empregos, mas há vagas para o setor de corte. O retorno foi na segunda-feira e a fabricação é de mil pares/dia e deve alcançar 22 mil pares/mês.
MERCADO INTERNO E EXTERNO
A empresa exporta para a América Latina, Europa e para os Estados Unidos e Argentina. Os sapatos produzidos pela Bottero são comercializados em mais de cinco mil pontos de venda no Brasil, além de serem exportados para 37 países da América Latina, América Central, América do Norte, África, Europa e Oriente Médio. Também para: Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Moçambique, Ilhas Maurício, Espanha, Portugal, Inglaterra, Hungria, Eslovênia, Bulgária, Rússia, Ucrânia, Polônia, Finlândia, Grécia, Chipre, Turquia, Israel, Líbano, Emirados Árabes, Omã, Arábia Saudita e Kuwait.
ECONOMIA
Assim com o fechamento afetou, com certeza, a reabertura vai representar positivamente para a economia do município. Mas como muitos que saíram estão recebendo o seguro-desemprego, talvez não queiram retornar nesse momento. Contudo, a empresa inda está oferecendo vagas para os setores de montagem e costura.
OUTRAS MENORES
Outras empresas menores já estão se instalando no município, como é o caso da Calçados Zühl que, na realidade, é um atelier, segundo me explicou a sua sócia-proprietária. A empresa está atuando no pavilhão da comunidade católica de Capela do Rosário, e deverá ampliar seu quadro de funcionários à medida que o serviço vai entrando.
TURISMO
Nesta sexta-feira ocorre a terceira oficina virtual sobre Turismo, em parceria da Prefeitura com o Sebrae e o Sicredi. Estão participando em média 15 pessoas em cada edição. “É interessante que a comunidade participe, pois as pessoas podem colocar as suas ideias, sugerindo o que pode ser feito com relação ao desenvolvimento do Turismo”, destaca Neusa.
LUTO
O coordenador do Cras, Lucas Lindenmeyer, comenta que será estruturado um novo grupo, mas em espaços abertos. A ideia é apoiar os processos de luto nesse período de Covid-19, para pessoas que perderam algum familiar ou amigo. A psicóloga Thays Gonem atuará nesse trabalho de apoio, junto com Lucas. Serão feitos contatos com pessoas que precisam de ajuda nessa área e, se for necessário, haverá ajuda individual.
NOVO AVIÁRIO
O secretário de Agricultura Felipe Trein comentou que está surgindo um novo empreendimento no segmento de aves. A licença já está liberada. A instalação será próximo à estrada do Passo Fundo. Melhorias de acesso às propriedades, terraplanagem e taxa especial de água, com 50% de desconto, auxílio no telhado, são alguns dos benefícios concedidos pela Prefeitura.