Coluna Hortêncio
Hortêncio: os 100 dias, bônus, peixes, novidade, torrão, rebanho e empresa
Cândido Nascimento – nascimento@odiario.net
OS 100 DIAS
A prefeita Ester Dil Koch esteve no estúdio do Grupo Diário para falar, através de live, sobre os desafios nos 100 primeiros dias da sua gestão. Ela falou sobre os planos de melhorar a economia e o emprego no município, Saúde, Educação e Agricultura. Relatou sobre a diminuição dos casos de Covid-19. Também citou a ampliação dos bônus em 100% para beneficiar os produtores locais, e obras de pavimentação e canalização, entre outros assuntos.
BÔNUS
O vereador Paulo Kunzler, do DEM, requereu o encaminhamento de ofício parabenizando a prefeita Ester Dill Koch pela iniciativa que resultou na majoração do bônus. O benefício é pago aos produtores rurais. Aliás, esse é um pedido feito por ele desde a Legislatura passada. Agora, o produtor pode utilizar, através de um cartão próprio, os 100% dos bônus nas suas compras junto ao comércio local.
PEIXES
Os produtores que encomendaram alevinos, que são os filhotes de peixes, podem fazer a retirada nesta sexta-feira, a partir das 9h30, junto ao pátio da Prefeitura. A parceria do município com a empresa fornecedora de alevinos beneficia os produtores que possuem açudes e buscam no peixe uma renda a mais para as suas propriedades. O destaque dos pedidos está mais para a carpa capim, tanto alevinos quanto alevinões, tem lugar para a tilápia e outros peixes.
NOVIDADE
Nesta semana estive na propriedade de Paulo Vitorino Steffen, no Campestre, que, junto com o genro Carlos Hoff, estão criando tilápias tipo gift no sistema intensivo, podendo alcançar maior produtividade, através dos tanques, e com controles dos parâmetros e filtragem da água do tanque, e com possibilidade de chegar a 1,5 tonelada de peixes, que serão vendidos a um frigorífico. Os produtores estão tendo o acompanhamento da Secretaria da Agricultura e da Emater na regularização e acompanhamento do novo sistema. Parabéns pela iniciativa.
TORRÃO
Ainda podem ser feitas as encomendas de mudas de acácia tipo torrão, tubete ou laminado, a um custo bem baixo. A Prefeitura tem uma parceria com a empresa Seta, de Estância Velha, que fornece as mudas. O produtor só paga R$ 15 para o frete de cada milheiro de mudas solicitadas. O pedido deve ser feito até junho. “A grande novidade é que as mudas vão ficar a um custo mínimo”, defende o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Trein.
REBANHO
Os produtores que possuem cabeças de gado nas suas propriedades devem comparecer o mais rápido possível na sala da Secretaria da Agricultura, na Prefeitura. Está encerrando o prazo para declaração do rebanho, que deve ser feita até maio.
EMPRESA
A prefeita Ester Dil Koch e o vice José Mauricio Heck receberam a recente visita dos proprietários de uma empresa que tem interesse em se instalar no município. Trata-se da Zühl Indústria de Calçados. Aliás, uma das metas é atrair empresas para o município e há interesse até de uma grande empresa em se instalar no prédio da Bottero, se tudo der certo.